Comissões Episcopais de Portugal e Espanha debateram cenário mediático e apelam a aposta nas redes sociais
Urgell, Espanha, 05 jun 2013 (Ecclesia) – As comissões episcopais responsáveis pelas Comunicações Sociais em Portugal e Espanha mostraram hoje a sua solidariedade aos profissionais do setor afetados pela crise, num comunicado em que pedem maior aposta da Igreja nas redes sociais.
“Ao contemplar o mundo da Comunicação, não podemos esquecer o trabalho de tantos profissionais comprometidos seriamente com a verdade e afetados por uma crise económica que abalou seriamente esta profissão”, refere o documento final do encontro ibérico, que decorreu desde segunda-feira em Urgell, na região catalã da Espanha.
Os responsáveis da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais de Portugal e a Comisión Episcopal de Médios de Comunicación Social de Espanha dizem ser “justo agradecer o esforço daqueles que dedicam a sua vida à busca e ao anúncio da verdade, colocando mesmo em risco as suas vidas”.
“O Senhor, que é a Verdade, nos ilumine a todos para recuperar o vigor dos meios de comunicação essenciais para o seu conhecimento, compreensão e difusão”, acrescenta a nota conclusiva.
Os participantes assinalam que “diante da grande variedade de projetos existentes para tornar presente a experiência cristã no mundo digital e ao constatar a importância da qualidade e do profissionalismo”, é necessário “convidar as pessoas e as instituições da Igreja para um trabalho em conjunto”.
O encontro ibérico de 2013 teve como tema ‘Redes sociais, novos meios para a nova evangelização’.
“As redes sociais oferecem uma nova oportunidade para a comunicação do Evangelho. A Igreja deve esforçar-se por transmitir a mensagem de Jesus Cristo com a linguagem da nova cultura da comunicação que estas ferramentas criaram”, observam as conclusões do evento.
A iniciativa visou partilhar projetos e debater temáticas relacionadas com os media, “com o desejo de enriquecer o debate sobre a presença da Igreja no ambiente digital”.
“É oportuno estabelecer estratégias de colaboração que permitam trabalhar eficazmente neste contexto para tornar mais atrativa a presença de Cristo e do Evangelho nas redes sociais e aproveitar mutuamente os recursos com sentido de comunhão”, defendem os participantes.
O texto final evoca princípios da “infoética” que também se devem aplicar à comunidade virtual, para que esta seja “um lugar adequado para o encontro, para o diálogo e para o anúncio da salvação de Jesus Cristo”.
“O anonimato, a calúnia, a difamação não podem ter lugar de cidadania neste ambiente, protegidos por uma liberdade de expressão mal entendida”, alertam as Comissões Episcopais.
Os encontros ibéricos realizam-se desde o ano 2000 e integram-se num plano de cooperação entre as Igrejas dos dois países na área dos media.
OC