Media: Bispos de Portugal e Espanha refletem sobre desafios das redes digitais

«Redes de Pessoas» é o tema para o encontro ibérico que inicia hoje em Lisboa

Lisboa, 09 mai 2014 (Ecclesia) – As Comissões das Conferências Episcopais de Portugal e Espanha que coordenam o setor das comunicações Sociais vão reunir a partir de hoje em Lisboa para analisar projetos em curso e debater o tema “Rede de Pessoas”.

De acordo com o programa do encontro enviado à Agência ECCLESIA, a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais de Portugal e a Comisión Episcopal de Medios de Comunicación Social de Espanha querem refletir sobre a comunicação social como meio de uma “cultura do encontro” e descobrir os “desafios e exemplos” que o Papa Francisco coloca nesse âmbito.

O tema “Rede de Pessoas” vai ser apresentado por Fernando Martínez Vallvey, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Salamanca, e por Octávio Carmo, chefe de redação da Agência ECCLESIA e vaticanista.

O Encontro Ibérico das Comissões Episcopais de Comunicação Social realiza-se no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide (Lisboa), e vai decorrer até à quarta-feira.

Na apresentação da Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, D. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura Bens Culturais e Comunicações Sociais, disse que principal desafio das redes digitais é promover um “autêntico encontro de pessoas com pessoas”.

“Importa cultivar atitudes que possibilitem e preparem autênticos encontros pessoais e diminuam o risco da mera voragem comunicacional: a pausa e a calma; o silêncio; a paciência; a disponibilidade para dar e receber”, declarou D. Pio Alves, na sessão de apresentação da mensagem papal para o 48.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebrou no dia 1 de junho.

De acordo com o programa, o Encontro Ibérico das Comissões Episcopais de Comunicação Social termina na quarta-feira com a apresentação do documento conclusivo.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top