Lisboa, 28 fev 2013 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica, cónego João Aguiar, salienta na edição de hoje do Semanário Agência ECCLESIA que Bento XVI foi um Papa atento à cultura digital.
Em fevereiro de 2011, quando discursou aos participantes na assembleia plenária do Conselho Pontifício para os media, colocou “perguntas claras”: “‘Que desafios coloca à fé e à teologia o chamado pensamento digital? Quais as suas perguntas e exigências?’”.
Na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2013 o Papa frisou que “a cultura das redes sociais e as mudanças e estilos da comunicação colocam sérios desafios àqueles que querem falar de verdade e de valores”, recorda o sacerdote.
O presidente do Conselho de Gerência do grupo r/com lembra que desde o princípio do pontificado, em 2005, Bento XVI manifestou a “vontade de respeitar os profissionais da comunicação social”, na sequência do “diálogo aberto e sincero de João Paulo II”.
“‘Convém integrar a mensagem na ‘nova cultura’ criada pela comunicação moderna’” constituiu uma “ideia-força que haveria de ecoar noutros textos”, nota o cónego João Aguiar.
A fé e a cultura foram “indubitavelmente marcadas pelas novas tecnologias e suas consequências antropológicas”, assinala o responsável, para quem não se devem “descurar meios e linguagens” no “mandato” de proclamar a mensagem cristã.
“Porque nada disto se consegue, porém, sem esforço, Bento XVI defendeu a necessidade de ‘educar-se em comunicação’”, o que implica “‘aprender a escutar, a contemplar, para além de falar’”, como apontou na mensagem de 2012 para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
RJM