Media: Atuação em rede para melhorar cada título e para reagir à secularização

Parcerias em debate no IX Congresso da AIC

Terras de Bouro, Braga, 24 out 2014 (Ecclesia) – O padre Duarte da Cunha afirmou hoje no IX Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) que é necessário criar “redes de boas notícias” e reagir à secularização em conjunto, porque a Europa é “evangelizável”.

“O desafio da Europa de hoje é a secularização, onde se vive como se Deus não existisse, mas Ele interessa à Europa, que é ‘evangelizável’”, afirmou o secretário da Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

O sacerdote português recordou que o tema religião era “tabu” no Conselho da Europa há 20 anos e hoje está muito presente, sendo necessário criar “redes de notícias” que permitam manter viva “a memória das raízes” europeias.

O padre Duarte da Cunha apresentou no IX Congresso da AIC as parcerias desenvolvidas pela CCEE no âmbito da comunicação social com o objetivo de “fazer rede para as boas notícias, para transmitir alegria”.

O portal www.eurocathinfo.eu e a intranet eclesianet.eu são os dois projetos das Conferências Episcopais da Europa no âmbito da comunicação, que promove também encontros entre porta-vozes, assessores de imprensa e bispos responsáveis pela pastoral das comunicações para que as pessoas “se conheçam e se preparem”.

Os trabalhos do IX Congresso da AIC iniciaram hoje com a apresentação de parcerias entre os órgãos de comunicação social de inspiração cristã.

Para o cónego Fernando Monteiro, administrador do Diário do Minho, é necessário trabalhar com o rigor “empresarial” que obriga ao trabalho em conjunto e, a nível digital, pensar num portal para partilha de conteúdos, tanto texto como imagem.

O padre Fernando Leite, presidente da Missão Press, apresentou as parcerias em curso desde 1996 pelas publicações missionárias de Portugal, onde os títulos que pertencem a diferentes instituições e que ascendem a 150 mil exemplares de tiragem conjunta fazem publicações de conteúdos em simultâneo.

PR

Partilhar:
Scroll to Top