Madrid, 29 out 2011 (Ecclesia) – A Associação Espanhola de Anunciantes distinguiu com o galardão máximo da categoria “Eficácia em Meios” a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madrid, revela uma nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA pela organização do evento.
As mais de 20 campanhas de divulgação da maior iniciativa católica juvenil, que começaram em maio de 2010, chegaram a “55 milhões de pessoas em todo o mundo”, sobretudo através da internet: meio milhão de seguidores na rede social Facebook e mais de seis milhões de visitas ao site da JMJ, adianta o comunicado.
Os espaços comerciais usados para a promoção da Jornada que decorreu em agosto foram “cedidos gratuitamente” por 65 parceiros de comunicação internacionais, nacionais e da capital espanhola.
O diretor de marketing da JMJ destacou o apoio das empresas e a colaboração graciosa “de alguns dos melhores profissionais e agências” do país, bem como das “dezenas de voluntários dentro e fora de Espanha, verdadeiros protagonistas de muitas das ideias criativas”.
Gabriel González-Andrío recordou os principais obstáculos que a organização tentou ultrapassar para divulgar o encontro: “Um grande desconhecimento do que era a JMJ”, o “perigo de chegar só aos que já estavam convencidos” e os “problemas de imagem da Igreja em alguns setores”.
Os responsáveis pela publicidade da Jornada tiveram também de encontrar soluções criativas para cativar o público-alvo do encontro, “jovens entre 16 e 24 anos, católicos e não católicos”, em “plenas férias de verão”, num contexto económico e social marcado pelo desemprego que atinge “cinco milhões” de pessoas.
RJM