Media: Arcebispo de Évora desafia católicos

D. José Alves afirma necessidade de «autêntica» proximidade interpessoal

Évora, 29 mai 2014 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora desafiou os católicos a promoverem uma “proximidade interpessoal” nas redes sociais e nos media, retomando os apelos deixados pelo Papa na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra no domingo.

“A comunicação autêntica é mais uma questão humana do que tecnológica. Para que haja verdadeira comunicação, a informação não deve inibir a reflexão e o discernimento; a abundância de opiniões não deveria ocultar a verdade; a conexão digital não deveria induzir ao isolamento social”, referiu D. José Alves, na conferência de imprensa que promoveu, esta quarta-feira, para apresentar a mensagem papal.

Numa intervenção enviada hoje à Agência ECCLESIA, o arcebispo de Évora recorda que os avanços nas tecnologias comunicacionais têm conduzido “ao isolamento e à ansiedade em vez de proporcionarem e promoverem a fraternidade universal”.

“É atendendo a esta realidade que os cristãos são convidados a introduzir no mundo virtual das comunicações os valores evangélicos que privilegiam a proximidade interpessoal autêntica”, apelou.

D. José Alves pede aos cristãos que “não tenham medo de entrar no mundo virtual das comunicações sociais” e aos profissionais da comunicação social que procurem “ultrapassar as barreiras que impedem a aproximação social das pessoas”.

O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja promove hoje um encontro com jornalistas, no Seminário Franciscano da Luz (Largo da Luz), em Lisboa, a partir das 16h00.

A iniciativa conta com a participação do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, e do antropólogo Alfredo Teixeira, professor da Universidade Católica Portuguesa.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top