Media: «App» portuguesa para ajudar a rezar ultrapassa fronteiras com a bênção do Papa

«Click to Pray» será aplicação oficial da rede mundial de oração

Lisboa, 03 mar 2016 (Ecclesia) – O Vaticano recebe esta sexta-feira o lançamento da versão internacional da plataforma portuguesa ‘Click To Pray’, que vai ser apresentada como a ‘App’ oficial da rede mundial de oração do Papa Francisco.

“A iniciativa correu muito bem, chegou a muitas pessoas e foi um projeto bem conseguido. Chamou a atenção do secretariado do Apostolado da Oração (AO), a nível internacional, que decidiu adotar o ‘Click to Pray’ para ser a plataforma oficial da rede mundial de oração do Papa”, revelou hoje o secretário nacional do AO em Portugal.

À Agência ECCLESIA, o padre António Valério destacou a “grande alegria” da equipa portuguesa e recordou que a plataforma multicanal de oração diária foi lançada no âmbito da recriação mundial do AO, obra confiada à Companhia de Jesus (Jesuítas).

“Começou com a ideia de ter de haver uma plataforma internacional de oração pelas intenções do Papa e ao verem o caso português disseram que não era preciso estar a procurar e criar uma nova mas fazer uma nova versão internacional do que se faz em Portugal”, desenvolveu.

Neste contexto, a plataforma passou a estar disponível em várias línguas – inglês, francês, espanhol.

O padre António Valério revela ainda que os conteúdos do ‘Click to Pray’ estão a ser desenvolvidos por várias equipas mas as “orações continuam a ser feitas pela equipa portuguesa”, que já escreveu os conteúdos em 2015.

“Depois, a ideia é que as várias línguas se possam organizar e tenham equipas de escritores para os conteúdos”, acrescentou o sacerdote jesuíta.

A intenção de internacionalizar o ‘Click To Pray’ já tinha sido apresentada pessoalmente ao Papa Francisco, durante uma audiência ao Movimento Eucarístico Juvenil, a 10 agosto de 2015.

“O Papa mostrou-se muito contente com a iniciativa e apoiou desde o início”, comentou o padre António Valério, recordando que deu ênfase ao facto de ser uma “ferramenta muito simples” que para além de fornece material para oração, “sintoniza as pessoas com as orações mensais e com o compromisso que estas orações devem levar para a vida”.

A versão internacional da plataforma portuguesa vai ser lançada esta sexta, numa conferência de imprensa, no Vaticano, inserida a iniciativa de oração ’24 horas para o Senhor’, promovida pelo Papa Francisco.

No contexto da internacionalização da plataforma multicanal – site, aplicações móveis, redes sociais e emailing – o Apostolado da Oração português vai promover umas Jornadas Práticas sobre Comunicação Digital, a 1 de abril, na Domus Carmeli, em Fátima.

O ‘Click to pray’ foi lançado em Fátima a 21 de novembro de 2014, numa parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e com o apoio da Agência Ecclesia, da Aleteia, e do Grupo Renascença.

Para além dos três momentos de oração diária, de manhã, à tarde e à noite permite também que os utilizadores coloquem as suas intenções em comum, já que está acessível através de site, de aplicações para iphone e android, no YouTube e ainda em redes sociais como o Facebook e o Twitter.

PR/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top