Papa Francisco «agradeceu muito» os «nove dias de oração pela cura e reforma da Igreja»
Braga, 13 set 2018 (Ecclesia) – A aplicação (app) ‘Click to Pray’, da Rede Mundial de Oração do Papa, está a propor uma oração que “ajude a rezar pelas vítimas” do “escândalo dos abusos sexuais” e “pela cura e reforma da Igreja”, até ao dia 20 de setembro.
A novena é uma resposta “ao apelo” do Papa Francisco na sua carta “inédita” ao povo de Deus, “por causa do escândalo dos abusos sexuais”, refere a Rede Mundial de Oração do Papa.
“É necessário que cada batizado se sinta envolvido na transformação eclesial e social de que tanto necessitamos. Tal transformação exige conversão pessoal e comunitária, e leva-nos a dirigir os olhos na mesma direção do olhar do Senhor”, escreveu Francisco, a 20 de agosto.
De acordo com a informação divulgada no portal da aplicação, o Papa Francisco “agradeceu muito” quando foi “informado pessoalmente” da iniciativa de oração que começou esta quarta-feira e termina a 20 de setembro.
“Junte-se ao Santo Padre e a milhões de católicos em todo o mundo nesta novena de oração por uma causa que é de todos”, apela a rede confiada à Companhia de Jesus (Jesuítas).
O Papa reafirmou “tolerância zero” aos abusos sexuais numa carta publicada no mês passado no contexto das crises provocadas pelos casos de abusos sexuais nos EUA e noutros países.
“A dor das vítimas e das suas famílias é também a nossa dor, por isso é preciso reafirmar mais uma vez o nosso compromisso em garantir a proteção de menores e de adultos em situações de vulnerabilidade”, lê-se no documento.
O ‘Click To Pray’ é uma proposta de oração diária, com três momentos – manhã, tarde e noite, e a plataforma digital está disponível em vários formatos desde um sítio na internet, aplicações móveis (apps), redes sociais.
CB/PR