Os estudantes do Ensino Superior ligados ao Movimento Católico de Estudantes (MCE) estão reunidos, na Tocha, para reflectir sobre o seu papel na sociedade e no ensino. Luisa Machado, coordenadora nacional-adjunta do sector do Ensino Superior do MCE, disse à Agência ECCLESIA que os estudantes universitários “deviam ter um papel mais activo”. E acrescenta: “muitas vezes não temos voz porque não fazemos o esforço suficiente para tal” No projecto «Ser Cristão e Estudante no Ensino Superior», os militantes do MCE realçam que “queremos contribuir para que os estudantes se questionem sobre o sentido do seu estudo e que, dessa forma, discutam sobre o projecto cultural da nossa sociedade”. Para tal, propõem reuniões de grupos “de estudantes cristãos nas várias escolas de ensino superior para discussão sobre ser cristão e estudante do ensino superior”: Nesses encontros pretendem dar resposta às questões: “Que valores prevalecem nos nossos locais de estudo?; Que projecto cultural estamos aí a construir?; Como nos confrontamos com ele, enquanto cristãos?; Que discussões devemos propor aos nossos colegas e professores?” Só com uma “postura mais activa e mais consciente”, os militantes do MCE terão um “comportamento diferente” – referiu Luisa Machado, da diocese do Porto e estudante de enfermagem. Relações Interpessoais; Qual é o nosso papel perante o mundo? Quais as atitudes que nós, estudantes do Ensino Superior, adoptamos no dia-a-dia? Serão algumas questões debatidas neste encontro nacional que termina amanhã (dia 2 de Março). Um dos traços fundamentais da identidade do Movimento de Católico de Estudantes é o compromisso com a realidade como expressão de Fé. “Reconhecendo a nossa condição de movimento de leigos no mundo, torna-se essencial assumir um cristianismo de vivência prática, que não se fecha na ideologia e na devoção intimista, mas pelo contrário se deixa interpelar pela novidade de Jesus Cristo, entendendo a sua mensagem como um apelo profundo à transformação do mundo no sentido da sua humanização” – realça o movimento.