Stella Maris Portugal apresenta «proximidade espiritual às famílias enlutadas»
Setúbal, 05 jul 2024 (Ecclesia) – A ‘Stella Maris’ Portugal, Obra do Apostolado do Mar, manifestou esta quinta-feira “pesar pelas vidas perdidas e pelos que se encontram desaparecidos”, na sequência do naufrágio ao largo da costa da Marinha Grande.
“Uma vida, é sempre única e insubstituível. Um dom de Deus que jamais se repetirá, isto sabem aqueles que perdem os que amam. Apresentamos por isso a nossa proximidade espiritual às famílias enlutadas”, pode ler-se na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
A embarcação de pesca ‘Virgem Dolorosa’, onde seguiam 17 tripulantes, naufragou ao largo das praias de São Pedro de Moel e de Vieira de Leiria, na madrugada de quarta-feira.
Há o registo de 11 sobreviventes, três mortes e três pescadores desaparecidos, pelos quais prosseguem operações de busca.
“Rezamos para que Deus acolha no seu reino os que partiram e que se encontrem com vida os desaparecidos”, refere o movimento ‘Stella Maris’ Portugal.
“Na sua Divina Providência, Deus de todos cuida porque para Deus não existem mortos, mas apenas vivos (Lc 20, 24-38), porque para Ele todos vivem”, conclui o texto.
A Diocese de Leiria-Fátima, território onde aconteceu o naufrágio, já reagiu ao sucedido, tendo recebido a notícia com “profunda tristeza e consternação”.
“Às 11 pessoas resgatadas com vida, expressamos a nossa esperança na sua recuperação e no seu bem-estar, e fazemos votos de que os desaparecidos sejam encontrados e possam regressar aos seus entes queridos”, escreveu o bispo de Leiria- Fátima, D. José Ornelas.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, endereçou condolências às famílias dos pescadores que faleceram, desejando também a “rápida recuperação aos feridos desta trágica ocorrência”.
“Esta profissão, que tanto enriquece a nossa tradição marítima, também nos recorda os riscos e desafios enfrentados por muitos dos nossos compatriotas, os quais merecem o nosso respeito e admiração. A perda das vidas destes valorosos homens é uma tragédia para todos nós”, assinalou.
O movimento da Igreja Católica ‘Stella Maris’ Portugal existe em Portugal desde 1935 e está presente nas praias portuguesas, “com o seu espírito de dinamismo cristão traduzido na linguagem e na cultura do homem do mar, particularmente no sector da pesca”.
LJ
Igreja: D. José Ornelas manifesta «profundo pesar», após naufrágio ao largo das praias de Leiria