Vocalista dos «Simplus» fala à Ecclesia Rádio da sua experiência
Desde a Antiguidade que a música sempre teve um papel determinante em restabelecer a serenidade ao ser humano. Simplus é o nome de um grupo católico que, através da sua música, faz lembrar que cada um vai onde Deus o levar.
Maria Durão é vocalista deste grupo e exprime na música o que vive no seu dia-a-dia. Com o seu sorriso franco e olhos expressivos explica que faz música por ter desejos de beleza.
“Costumava dizer ao princípio, quando as nossas músicas não eram nada conhecidas, que mesmo que ninguém ouvisse uma música que eu fizesse, iria fazer sempre”, explica, justificando assim o seu desejo de cantar e fazer música, “no fundo, um desejo de beleza”.
[[v,d,291,Simplus – Lançamento do 3º CD]]Canta com o primo Luís Roquete no grupo Simplus e revela que não há segredos para se fazer música. Deixa a pista de que coloca a simplicidade e sinceridade em tudo o que faz e tem de experimentar para depois conseguir exprimir.
“Não tivemos como intuito fazer música para evangelizar, fazemos música e não podemos não escrever sobre o que nos aconteceu”, indica Maria Durão, assegurando que “não aguento uma música que não tenha saído da minha experiência”.
Maria Durão escreve e interpreta porque se sente um instrumento de Deus. Mas não pode deixar de recordar um testemunho marcante do impacto que uma das suas músicas teve e lhe foi revelado na primeira pessoa.
“Aconteceu uma rapariga vir ter comigo – não me conhecia, perguntou se eu era a Maria e disse-me que tinha entrado para o noviciado de uma ordem religiosa. Claro que não foi por causa da música, mas houve um momento em que uma música foi determinante para dar o passo de entrada”, relata.
No Ponto de Apoio à Vida, onde exerce a sua profissão, lida com mulheres, que estando grávidas ou já tendo filhos, procuram trabalho. Esta realidade diária dá-lhe também a noção que todos precisamos de ajuda e da ajuda de Deus.
É ali que se concretiza como pessoa, ajudando as mulheres que trazem crianças pela mão, que a fazem sorrir e brincar. Mas é na música que Maria Durão ganha novo fôlego, se deixa envolver pela mensagem de Cristo e consegue transmitir um sentido de beleza para a vida.