Diocese de Angra apresentará novo portal e um semanário regional católico
Angra do Heroísmo, Açores, 25 abr 2013 (Ecclesia) – O Conselho Presbiteral da Diocese de Angra assumiu a pastoral das comunicações como “estratégica” e decidiu “lançar o novo portal” e “implementar o semanário católico em suportes digital e papel”, desvinculando-se do extinto título “A União”.
De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Conselho Presbiteral pronunciou-se também acerca da necessidade de se “constituir um Gabinete de Informação” para “promover, estimular e coordenar a comunicação da Diocese”.
O Conselho Presbiteral da Diocese, que hoje terminou na cidade e Angra, incumbiu o “Serviço Diocesano para as Comunicações Sociais da Igreja de promover a Pastoral da Comunicação”, onde o Gabinete de Informação, o portal e o semanário são “mediações” a implementar de acordo com um “planeamento” que o próprio serviço irá definir.
O Gabinete de informação, “próximo do Bispo e próximo dos media”, tem por objetivo “promover, estimular e coordenar a comunicação da Diocese”.
“O portal servirá como ferramenta multiplataformas que interliga de forma interativa texto, vídeo, áudio e infografia, libertando conteúdos de informação, opinião e reportagem”, refere o documento enviado à comunicação social.
“O semanário diocesano deve assumir-se como presença qualificada com capacidade de ser relevante, pela produção e distribuição de conteúdos, alargando a redação a todos os utilizadores através de fóruns, sem nunca descurar a sua matriz social e profética”, refere o comunicado.
Sobre o nome deste semanário o Conselho Presbiteral sugere que se consolide a marca “Igreja Açores” “desvinculada do extinto título ‘A União’”.
A Diocese de Angra decidiu encerrar no final de 2012 o jornal ‘A União’, por considerar que o diário, com uma distribuição quase exclusivamente na Ilha Terceira, não era sustentável.
O Conselho Presbiteral é um organismo representativo do clero ao qual compete auxiliar o bispo no governo da diocese, tendo analisado o tema “Comunicação Social na Era Digital e a Nova Evangelização” na reunião que hoje terminou.
PR