Mais «Presentes Solidários» neste Natal

Resultados da campanha da FEC foram superiores aos da última edição

Lisboa, 09 jan 2014 (Ecclesia) – A campanha natalícia ‘Presentes Solidários’ da Fundação Fé e Cooperação (FEC) alcançou a marca de 2063 donativos, números mais altos que os do ano passado que mostram “mais uma vez a generosidade dos portugueses”.

Em 2014 foram angariados “2063 presentes solidários angariados, um número ligeiramente superior ao angariado no ano passado que foi de 2049 o que é algo muito significativo tendo em conta o panorama nacional, como sabemos as carteiras dos portugueses não andam muito recheadas e por isso é estimulante e muito bom ver como a generosidade resiste mesmo ao sentimento de crise e de austeridade”, revelou hoje à Agência ECCLESIA, Emanuel Oliveira Soeiro, do departamento de comunicação e marketing da fundação católica.

Participaram nesta campanha de solidariedade mais de 500 pessoas que “ajudaram a atingir 9 das 11 metas que a FEC estabeleceu para cada presente”.

“Os presentes para Angola, para a Guiné-Bissau, para Timor, para Moçambique, para Brasil, para Cabo Verde, para Portugal atingiram todos os valores que tínhamos estipulado o que é importante porque eram os objetivos definidos pelos nossos parceiros nesses países”, adianta Emanuel Oliveira Soeiro.

Para Moçambique, por exemplo, foram angariados quase 800 presentes solidários com um custo de 7 euros cada um” prendas que permitem que agora na prática “800 crianças possam ter acesso a duas consultas pediátricas por ano, algo que é muito importante porque “um presente tão simples permite que estas crianças tenham acesso à saúde que de outra forma não teriam”.

Para Angola estava à venda o presente mais caro, no valor de 250 euros, “um curso de parteiras”, e foram angariados 11 presentes, “o que significa que 11 parteiras vão ter formação adequada para a sua função e permitir que no futuro muitas crianças possam nascer com mais condições sendo acompanhadas de uma melhor forma, mais profissional”.

São dois exemplos apenas de “como esta campanha é significativa e transformadora da realidade destes países”.

No final do mês de janeiro o montante angariado pela campanha da FEC ‘Presentes Solidários’ vai ser transferido para os parceiros locais que vão “depois garantir a compra e entrega dos presentes”.

“Pedimos sempre que nos enviem fotos e vídeos das entregas dos presentes para que as pessoas que participaram na campanha possam testemunhar o impacto dos seus presentes no terreno”, revela Emanuel Oliveira Soeiro.

A Fundação Fé e Cooperação tem como missão promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas, inspirados pelo Evangelho e pela Doutrina Social da Igreja Católica.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top