Maior atenção ao turismo religioso

A Igreja Católica em Portugal está atenta ao potencial do turismo religioso, alicerçado no rico património do país e, sobretudo, no forte apelo exercido por Fátima em todo o mundo.

Para D. António Vitalino, Bispo de Beja e presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, o turismo religioso é um fenómeno profundamente enraizado no povo português, que “sempre gostou de peregrinar”.

“A Igreja, sobretudo onde está mais implantada popularmente, sempre acompanhou e promoveu este turismo”, afirma ao programa da Igreja Católica na Antena 1.

Aos responsáveis católicos, assinala, compete acolher este “desejo de se encontrar com o transcendente” e “acompanhar todas estas pessoas”, aproveitando uma oportunidade de evangelização.

O Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, reforça esta ideia, frisando que no turismo está presente mais do que o desejo de descansar e muitos gostariam de “encontrar princípios inspirados de uma vida diferente”.

“A Igreja tem a missão de ir ao encontro destes anseios”, assinala.

O turismo religioso, em particular, motiva a deslocação de cerca de sete milhões de pessoas a Portugal, anualmente e gera receitas na ordem dos 700 milhões de euros.

Nesse sentido, cada vez mais as agências turísticas se preocupam com este nicho de mercado, como explica Francisco Moura, responsável pelo sector do turismo cultural e religioso da Geostar.

Profissional desde 1973, católico, foi assumindo funções de maiores responsabilidades, sem deixar nunca “a ligação ao fenómeno religioso”, numa “paixão pessoal”.

Não se apresenta como “negociante ou empresário”, mas um “conselheiro cultural” para as viagens dos seus clientes, tendo já acompanhado dezenas de grupo a Israel, por exemplo.

“Um católico dificilmente consegue ir à Terra Santa e regressar na mesma”, assinala.

Francisco Moura destaca, por outro lado, a presença de um “Santuário único” em Fátima, uma “marca fantástica” que as autoridades portuguesas de turismo “nem sempre aproveitaram”.

A temática do turismo religioso vai estar em destaque no Programa da Igreja Católica na Antena 1, este Domingo, 1 de Agosto, pelas 06h00, sempre disponível também na página da Agência ECCLESIA.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top