Madrid: Manifestantes do «15M» contra visita do Papa

Madrid, 08 ago 2011 (Ecclesia) – Os manifestantes do movimento ‘15M’, que tem protestado em várias cidades espanholas contra a precariedade e o desemprego, vão unir-se aos protestos contra a visita de Bento XVI a Madrid, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Os «indignados», como ficaram conhecidos, não querem que o evento seja financiado por dinheiros públicos.

Nesse sentido, decidiram apoiar a manifestação agendada para o dia 17 de agosto contra a JMJ 2011, que também já tinha sido criticada pelos movimentos «Por um estado laico» e «Dos meus impostos, zero para o Papa».

O Papa vai estar na capital espanhola entre 18 e 21 de agosto, para participar na 26ª edição da JMJ, que se inicia dois dias antes, evento no qual são esperados mais de um milhão de participantes.

O diretor financeiro da JMJ tem repetido, em várias entrevistas, que o evento terá “custo zero para os contribuintes” e permitirá uma injeção de mais de 100 milhões de euros na economia espanhola.

Fernando Barriocanal explica que o projeto será suportado, em 70 por cento, com o dinheiro dos peregrinos, e os restantes 30 por cento seriam assegurados através de donativos vindos de empresas e particulares.

Além das mais-valias económicas, este responsável destaca o “impulso que um evento desta natureza poderá dar à imagem de Espanha, a nível internacional”.

Em declarações à Rádio Vaticano, Barriocanal sublinha que “a presença do Papa é também um imenso benefício económico para a sociedade”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top