Iniciam-se no próximo domingo nas paróquias da Diocese do Funchal, as visitas do Espírito Santo. Após a celebração da missa os grupos compostos por três homens e duas meninas denominadas de «saloias» percorrem os sítios levando a alegria pascal às famílias, mantendo-se assim uma tradição com muitos anos. Estas visitas vão ter lugar nos domingos do Tempo Pascal, até ao Domingo de Ascensão.
A devoção ao Espírito Santo na Madeira é muito antiga, tendo a sua origem no início do povoamento, por meados de 1425. Os elementos que integram estas visitas, normalmente três homens com capas vermelhas e duas «saloias» efectuam visitas às diversas casas a da comunidade paroquial tendo como objectivo levar a cada família «a alegria de Cristo Ressuscitado» e recolher fundos que têm diversas finalidades como a ajuda aos pobres, ou para obras na igreja, entre outros.
As meninas que acompanham o grupo são denominadas de «saloias» vestidas de vermelho ou com o traje típico regional. Nalgumas localidades vão ornamentadas de ouro, e à chegada às casas visitadas entoam um cântico próprio cuja letra e música varia consoante a região. Transportam cestinhos com flores que também servem para recolher os doces e outras guloseimas que lhes são oferecidas. Há localidades em que o grupo é acompanhado por instrumentos musicais.