Madeira: Leigos reflectem sobre a missão do sacerdócio

“Repensar, reconhecer e aprofundar a missão do sacerdócio” é tarefa fundamental que diz respeito a todos, para uma maior eficácia da acção pastoral.

A mensagem foi deixada pelo Bispo do Funchal aos participantes nas Jornadas de actualização para os leigos e consagrados que decorrem na igreja do Colégio, este ano com o tema “Aviva o dom que há em ti – Padres para um tempo novo”.

A “actividade pastoral” deve assumir-se “como resposta eficaz” para se ultrapassarem “rotinas” e para se “encontrarem caminhos novos, mais atentos às necessidades do nosso tempo e segundo o Evangelho de Cristo”, referiu ainda D. António Carrilho.

Nestas circunstâncias, importa “repensar as atitudes, os projectos de vida e o próprio ministério sacerdotal que deve ser vivido por toda a Igreja, por todo o Povo de Deus”, ainda que “com objectivos diferentes, mas complementares.”

“Padres para um tempo novo tem a ver com todos. Também os leigos têm que reconhecer e aprofundar o sentido do sacerdócio, a sua vocação e missão. É nesta comunhão e nesta unidade que, juntos, podemos viver o Ano Sacerdotal”, sublinhou.

As Jornadas de actualização terminam hoje, com várias reflexões sobre: “espiritualidade do padre diocesano, o padre na pastoral vocacional e a formação permanente do padre” (para sacerdotes); e um painel sobre “interpelações à Igreja universal e à nossa diocese” (para leigos e consagrados).

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR