Madeira: Irmãs da Apresentação de Maria foram «pilares essenciais» no desenvolvimento da região – D. Nuno Brás

Bispo do Funchal destaca trabalho da congregação na área da educação, ao longo de 100 anos

Foto: Agência ECCLESIA/PR

Funchal, 09 jul 2025 (Ecclesia) – O bispo do Funchal afirmou que as Irmãs da Apresentação de Maria foram “pilares essenciais” no desenvolvimento da Madeira, ao longo de um século de presença na região.

“As irmãs foram essenciais, foram um dos pilares essenciais para o desenvolvimento da ilha. Temos de tomar consciência de que há 100 anos não havia estruturas educativas na ilha, aquilo que havia era de facto apenas para as elites das elites”, refere D. Nuno Brás, em declarações à Agência ECCLESIA.

O 100.º aniversário da chegada à ilha da Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria está a ser assinalado com o congresso global ‘Educação, Solidariedade e Evangelização: Da Europa para a Madeira, da Madeira para o Mundo’, que decorre no Funchal entre segunda e sexta-feira, com a presença de especialistas e investigadores de 23 países, entre 400 participantes.

O bispo do Funchal recorda que as religiosas começaram por trabalhar na área do apoio social, oferecendo depois “instrução básica” às crianças, na capital madeirenses e em vários outros lugares da ilha.

Um século depois, D. Nuno Brás elogia o papel de quem “oferece uma escola segura, uma escola que cumpre os padres da eficácia e da boa aprendizagem, ao mesmo tempo que procura criar valores humanos, atitudes humanas e também de fé nos jovens”.

Retomando os apelos deixados na Missa de abertura desta celebração, o responsável católico convidou a olhar para lá dos “rankings”.

“Gostamos, e bem, de formar heróis, formar vencedores, de estar bem nos rankings, de criar excelentes engenheiros, excelentes médicos, excelentes advogados, mas não nos podemos deixar de interrogar se aquele grande objetivo da educação cristã que São Paulo nos propõe, que Cristo se forme em nós, está a ser atingido. E creio que esse continua a ser sempre o grande objetivo”, aponta.

O bispo do Funchal identifica as escolas católicas na região como “parceiras” da pastoral, recordando as visitas que fez a estas instituições, no último ano.

“No diálogo com os alunos, nas questões que me colocavam, percebi quais são as suas inquietações”, relata.

As Irmãs da Apresentação de Maria foram fundadas em 1796, por Marie Rivier, e inserem-se “no movimento de renovação da vida consagrada orientada” como “empreendedorismo educativo, social e pastoral de timbre feminino”, assinala o Centro de Estudos Globais, instituição científica promotora do congresso global.

PR/OC

Educação: «Educamos vencedores, mas não homens novos! Fabricamos heróis, mas não formamos cristãos!» – Bispo do Funchal

Partilhar:
Scroll to Top