Diocese do Funchal considera que a participação foi muito positiva
Funchal, Madeira, 23 jan 2014 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal revelou em comunicado que as respostas ao inquérito preparatório da 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos foram muitas, revelando um “grande interesse”.
“Realça-se, sem dúvida, o interesse manifestado por toda a sociedade civil em relação ao tema proposto pelo Papa, o que se manifestou numa procura acentuada pelo documento e pelo questionário”, refere um comunicado assinado pelo vigário-geral, cónego José Fiel da Sousa.
“A participação teve um feedback muito positivo, sobretudo a nível individual, seguindo-se uma acentuada participação a nível familiar, dos movimentos, nomeadamente aqueles ligados à Pastoral Familiar da Diocese do Funchal, e das restantes forças vivas diocesanas presentes no âmbito arciprestal e paroquial, e ainda algumas respostas vindas da diáspora madeirense”, revela a nota.
O comunicado destaca ainda o facto de muitas pessoas terem ainda participado “diretamente através dos contactos do Secretariado do Sínodo e também no site do Patriarcado de Lisboa, que referiu ter tido uma significativa participação de outras dioceses do país”.
As respostas vão agora ser analisadas pela Diocese do Funchal “de modo a enquadrar no que será a mensagem do Sínodo, as propostas apresentadas para a realidade própria da diocese”, conclui.
O documento preparatório da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos foi divulgado pela Santa Sé no último dia 5 de novembro e está disponível desde então para leitura e download no site da ECCLESIA, incluindo o questionário enviado às dioceses de todo o mundo.
O Sínodo dos Bispos dedicado ao tema da família vai ter duas assembleias, uma extraordinária em outubro deste ano e outra ordinária em outubro de 2015.
MD/OC