Madeira: Escola Salesiana celebra 60.º aniversário

O dia 25 de Outubro de 1950 marca o nascimento oficial da Escola Salesiana de Artes e Ofícios do Funchal.

O padre Eusébio Castro, actual director da instituição, sublinha que esta é uma ocasião “que orgulha todos os salesianos, em termos de passado, presente e futuro”, lembrando de modo particular os seus fundadores.

Em declarações ao «Jornal da Madeira», o sacerdote recorda o trabalho realizado pelo padre Laurindo Leal Pestana, cujo empenho e dedicação fizeram com que “o carisma de S. João Bosco (o apóstolo da juventude) fosse bem acolhido na Madeira”.

As principais etapas da fundação desta obra, segundo o padre Eusébio Castro, indicam o ano de 1921 como o início de uma escola para “os meninos pobres da paróquia de Santa Maria Maior”, que “dormiam na rua e não tinham o que comer”.

O primeiro local de acolhimento situou-se na Rua da Boa Viagem, seguindo-se depois um “espaço maior e com melhores condições, na antiga Quinta Malheiro”, revela o sacerdote.

Com a entrada dos Salesianos, em 1950, a obra do padre Laurindo Leal Pestana alarga-se até se transformar num amplo estabelecimento de ensino, primeiro na linha do seu passado técnico-profissional e assumindo depois a orientação liceal, em 1952.

As obras de ampliação começaram em 1958, e o novo edifício da escola foi inaugurado em 1960. A partir de então, “a obra social não parou de crescer”, realça o padre Eusébio Castro, apontando como exemplos os “métodos pedagógicos e promissores no desenvolvimento educacional, a nível teórico-prático, e também no campo da espiritualidade”.

Depois de ter sido referência para muitas gerações de jovens, nos últimos anos a “Escola Salesiana de Artes e Ofícios do Funchal” assumiu também com especial dedicação o ensino básico, desde o primeiro ao terceiro ciclo.

“O nosso trabalho, em cada tempo, procura ser também uma homenagem aos que nos antecederam, honrando a sua memória e agradecendo todo o empenho que tiveram para com a juventude madeirense”, conclui o padre Eusébio Castro.

O bispo do Funchal, D. António Carrilho vai associar-se às comemorações dos 60 anos da Escola Salesiana de Artes e Ofícios, presidindo a uma celebração eucarística dentro das instalações, a partir das 19 horas.

O programa dos festejos contempla ainda um convívio entre toda a família salesiana.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top