Novo serviço de apoio conta com a colaboração de voluntários em várias áreas
Funchal, Madeira, 17 mai 2012 (Ecclesia) – O bispo do Funchal presidiu esta quarta-feira à inauguração do novo Serviço de Apoio à Família (SAF), destacando a “aposta” feita neste setor pela Igreja Católica na região.
Segundo D. António Carrilho, a família é uma instituição “importante tanto para a Igreja como para a sociedade” e uma das “principais prioridades” para a Diocese do Funchal, no âmbito das comemorações dos seus 500 anos que apontam para a “renovação pastoral”.
“A família é prioritária na nossa ação, queremos uma Igreja renovada, mas a partir das pessoas”, considerou o prelado, citado pela edição de hoje do ‘Jornal da Madeira’.
O novo SAF a cargo do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, funciona na Rua da Alegria e resulta da ação voluntária de muitos leigos.
O bispo do Funchal adiantou que “os diagnósticos já estão feitos”, cabendo agora à Igreja “apontar caminhos e propostas de solução”.
O ato de apresentação contou com a presença do secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, entre outras entidades oficiais.
Para este responsável, o novo serviço é importante “porque quanto mais portas se abrirem para que as pessoas em dificuldade possam encontrar apoio, uma orientação, é mais fácil de resolver problemas”
“Da parte do Governo, fica o compromisso de continuar a apoiar estas iniciativas ligadas à nossa diocese”, acrescentou.
O SAF – ‘Mão na Mão’ entrará em breve em pleno funcionamento, adiantou o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, Alcindo Freitas.
Este serviço oferece ajuda de “natureza espiritual, psicológica, jurídica e social”, através da prestação voluntária e gratuita de mais de 20 leigos que estão “absolutamente submetidos a rigoroso sigilo e confidencialidade”, prosseguiu.
JM/OC