Ofertório das Missas dominicais reverte para Fundo Social Diocesano
Funchal, Madeira, 08 jan 2017 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal promove hoje uma recolha de fundos para ajudar as vítimas dos incêndios do último verão, na região, através do Fundo Social Diocesano.
O destino da tradicional ‘Renúncia de Advento’ tinha sido anunciado há precisamente um mês, pelo bispo local, D. António Carrilho.
“A recolha das ofertas será feita nas Missas da Festa da Epifania”, informou D. António Carrilho.
O prelado incentivou os católicos do arquipélago a “contribuir, de modo especial”, para a aquisição dos “equipamentos das habitações” que estão a ser recuperadas.
“Intensificar o espírito da caridade não exclui, antes implica e exige os maiores esforços para adequação dos sistemas económicos aos desafios do bem comum e da justiça social, em ordem ao verdadeiro progresso e desenvolvimento integral da pessoa, relevando a sua dignidade transcendente”, desenvolveu D. António Carrilho, numa intervenção divulgada pelo site diocesano.
Segundo o bispo do Funchal, perante a situação de “carências e dificuldades” com que tantos se debatem, “é importante” que a vivência da fé “intensifique a caridade de todos para com os mais pobres, os marginalizados e carenciados de amor ou de bens materiais”.
“A quadra do Natal tem sempre a marca da solidariedade e da fraternidade cristã, que se traduz em gestos concretos de presença e ajuda a quem mais precisa”, disse ainda D. António Carrilho.
Em meados de agosto, a ilha da Madeira foi atingida por diversos focos de incêndio, os mais graves dos quais registados no Concelho do Funchal.
Segundo as autoridades regionais, houve quatro mortos, diversos feridos e cerca de 300 casas destruídas ou danificadas, estimando-se prejuízos materiais na ordem dos 60 milhões de euros.
CB/OC