Madeira: Diocese do Funchal emite normas para celebrações, após medidas de confinamento do Governo Regional

«Cristãos não podem deixar de contribuir para este esforço coletivo», destaca comunicado da Igreja Católica

Foto: Jornal da Madeira/Duarte Gomes

Funchal, Madeira, 07 jan 2021 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal emitiu hoje novas normas para as celebrações litúrgicas nos dias 9, 10, 16 e 17 de janeiro, após o anúncio de medidas de confinamento pelo  Governo Regional da Madeira.

Nos próximos dois fins de semana, será proibido circular no arquipélago, entre as 18h00 e as 05h00 do dia seguinte.

“Trata-se de uma decisão que visa controlar os diversos surtos epidemiológicos da Covid-19 que têm assolado as nossas ilhas. Os cristãos não podem deixar de contribuir para este esforço coletivo”, indica a Diocese do Funchal.

A nota sublinha que as Missas no sábado e domingo têm de ser celebradas antes das 17h00.

A Diocese pede aos sacerdotes que “respeitem escrupulosamente as regras sanitárias vigentes e que encerrem os lugares de culto durante o período de confinamento”.

“Em especial aos sacerdotes, mas também aos seus colaboradores e equipas de acolhimento, renovo o agradecimento pelo esforço realizado para que todos estejam seguros nos lugares de culto, em especial durante a celebração da Eucaristia”, acrescenta a nota, enviada à Agência ECCLESIA.

O texto fala em “momentos difíceis para todos”.

“Continuemos a pedir a São Tiago Menor que interceda por nós, como há 500 anos pediram os nossos antepassados”, conclui o documento.

OC

Partilhar:
Scroll to Top