Madeira: D. Nuno Brás sublinha necessidade de «construtores de paz» num mundo que caminha para a guerra

Bispo do Funchal presidiu à Missa no Dia da Região

Foto: Diocese do Funchal

Funchal, Madeira, 01 jul 2025 (Ecclesia) – O bispo do Funchal presidiu hoje, na Catedral diocesana, à Missa do Dia da Região, convidando a comunidade católica e toda a sociedade a construir a paz e promover o diálogo.

“Num mundo, que a passos largos, se encaminha para a guerra, pedir a sabedoria é pedir para os madeirenses a capacidade de serem sempre construtores de paz. Num mundo de interesseiros egoístas, precisamos de pedir para todos a alegria de ser, viver e servir em comunidade”, referiu D. Nuno Brás, na homilia da celebração, que contou com a presença de autoridades regionais.

A intervenção, enviada à Agência ECCLESIA, convidou a dar “graças a Deus” pela história do arquipélago e a “ver mais longe e mais profundamente”.

“Sim, precisamos sempre de pedir a sabedoria e de nos dispormos a acolhê-la, pois que ela não brota espontaneamente no nosso coração. E, nos tempos em que vivemos, precisamos de a pedir sobretudo para o nosso viver social, como sociedade madeirense.”, acrescentou.

Num mundo que acentua as divisões e distancia os seres humanos uns dos outros, precisamos de pedir para os madeirenses a capacidade de colaborar uns com os outros, cada um segundo as suas capacidades, na construção duma sociedade mais justa e fraterna.”

Citando o Papa Leão XIV, D. Nuno Brás apresentou a atividade política como “tutela e desenvolvimento do bem da comunidade, tendo em particular atenção a defesa dos mais frágeis e marginalizados”.

“A defesa do bem comum; a fé e a lei natural como fonte de valores que constroem a sociedade e como critério para ultrapassar discórdias; a vida humana como valor fundamental, acima de qualquer máquina ou criação do ser humano: eis três dimensões que não deixaremos, também nós, de ter em conta na edificação sábia do nosso viver madeirense”, acrescentou.

Ao início da tarde, durante a cerimónia de imposição das Insígnias Honoríficas Madeirenses que decorreu no Centro de Congressos da Madeira, o Governo Regional distinguiu o Centro Social e Paroquial de Santa Cecília.

OC

Partilhar:
Scroll to Top