Madeira: Cortejo pelas ruas do Funchal e missa na Sé assinalam 50 anos de novas paróquias

Comemorações são oportunidade para «avaliar a vitalidade cristã» das comunidades e lançar «projectos renovadores»

Funchal, 17 Jan (Ecclesia) – A comemoração dos 50 anos da criação das novas paróquias da diocese do Funchal vai ser assinalada a 30 de Janeiro com um cortejo pelas ruas da cidade e uma missa na Sé.

O Conselho de Arciprestes, constituído por padres responsáveis pelas zonas pastorais em que a diocese está dividida, quer que a efeméride seja uma “manifestação pública de fé e comunhão” que conte com a “participação organizada” do “maior número possível” de paróquias, refere uma Nota Pastoral do bispo do Funchal, D. António Carrilho.

A procissão evocativa do cinquentenário (1961-2011) da constituição das novas paróquias e da “justa memória” do prelado que concretizou o “arrojado projecto”, D. David de Sousa, percorrerá as artérias entre o Jardim Municipal e a Sé, espaço onde se celebra a missa.

O bispo do Funchal convida para esta “grande Assembleia Diocesana” todas as paróquias, “com os seus sacerdotes, religiosos(as), outros membros de institutos de vida consagrada, leigos” e  “todo o Povo de Deus em geral”.

O prelado recorda a mensagem intitulada “Paróquia, Igreja em Missão”, com data de 24 de Novembro de 2010, na qual sublinhava que estas comemorações constituem uma oportunidade para “avaliar a vitalidade cristã” das comunidades e lançar “projectos renovadores de resposta às necessidades e às interpelações actuais da Sociedade e da Igreja”.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top