Governo Regional destaca «percurso como pastor, ao serviço da comunidade»
Funchal, Madeira, 01 jul 2024 (Ecclesia) – O cónego Manuel Freitas Luís Júnior, da Diocese do Funchal, foi hoje agraciado com a insígnia autonómica de bons serviços, nas celebrações do Dia da Região Autónoma da Madeira.
O Governo Regional destacou o seu “percurso como pastor, ao serviço da comunidade”.
A insígnia autonómica de bons serviços é concedida para distinguir “atos ou serviços meritórios praticados por cidadãos portugueses ou estrangeiros no exercício de quaisquer funções públicas ou privadas”.
A cerimónia de imposição das insígnias honoríficas madeirenses decorreu no Centro de Congressos da Madeira.
Nascido na freguesia de Santana, a 20 de agosto de 1934, o padre Manuel Luís Júnior desenvolveu um “trabalho de proximidade” junto das comunidades que serviu como pároco.
Padre desde 15 de agosto de 1961, dos seus serviços eclesiásticos destacam-se o de pároco de Machico, Porto da Cruz, São Roque do Faial, Graça, Visitação e Santo Amaro (Funchal), onde esteve por vários períodos, com um papel “ativo na construção e sagração da atual igreja”.
O sacerdote foi assistente espiritual da Cáritas Diocesana, durante duas décadas, e fundou o primeiro Centro Social da Madeira, na Graça.
Em 1993 foi nomeado arcipreste do Funchal e, em 2002, cónego da Sé do Funchal; em 2010, quando era pároco da Graça, foi dispensado do serviço paroquial.
A nota de homenagem, lida durante a cerimónia, sublinha as “marcas profundas como líder espiritual” que o cónego Manuel Luís Júnior deixou nas comunidades.
Os restantes agraciados foram Eduardo Maul, Fernando Teixeira, José Guilherme da Costa, Maria Alice Sousa, Carlos dos Ramos, a Associação Santana Cidade Solidária e Márcia Temtem.
Na Sé do Funchal celebra-se, pelas 18h00, uma Missa com Te Deum, em ação de Graças pelo Dia da Madeira.
LFS/OC