Madeira: Cáritas disponibiliza um milhão de euros para realojar famílias afetadas pelas cheias de 2010

Verba vai permitir conclusão de 13 novas habitações para populações atingidas pela catástrofe natural

Funchal, Madeira, 19 set 2012 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana do Funchal vai disponibilizar cerca de um milhão de euros para apoiar a conclusão de 13 habitações necessárias ao realojamento das famílias vítimas das cheias de 20 de fevereiro de 2010.

Em entrevista concedida hoje à Agência ECCLESIA, o presidente da organização católica explica que a ajuda financeira “vai permitir acabar, até ao final deste ano, um conjunto de obras que estavam paradas, na Serra de Água, devido à falta de fundos”.

“Para além deste milhão de euros, tudo o que faltar às pessoas em termos de recheio da casa, sobretudo mobílias e eletrodomésticos, também irá ser apoiado, para cumprir com o objetivo dos donativos que têm sido entregues”, sublinha José Manuel Barbeito.

O temporal de há dois anos na Ilha da Madeira atingiu sobretudo os concelhos do Funchal, Santa Cruz, Câmara de Lobos e Ribeira Brava, causando, segundo os dados oficiais, 43 mortos, seis desaparecidos, 1200 desalojados e prejuízos materiais avaliados em 1080 milhões de euros.

Os donativos recolhidos pela Cáritas, a nível diocesano e nacional, têm possibilitado progressivamente a definição de soluções para todos aqueles que ficaram sem teto.

Nas zonas urbanas, tem sido mais fácil encontrar soluções de realojamento, uma vez que ainda existem habitações disponíveis para o efeito, ao contrário das zonas rurais, onde a solução tem passado pela reconstrução ou construção de raiz.

Na Serra de Água, as 13 habitações referidas vão ajudar a compor um projeto composto por 25 pequenas unidades habitacionais.

O presidente da Cáritas do Funchal saúda o empenho que os portugueses têm demonstrado nas campanhas solidárias de angariação de fundos, especialmente num momento de grande dificuldade para o país.

“Há aqui um sinal acentuado da crise, que impede uma ação mais alargada neste âmbito”, sustenta José Manuel Barbeito.

Para além da ajuda concedida às vítimas das chuvadas de 20 de fevereiro de 2010, o organismo tutelado pela Igreja Católica está ainda a apoiar dezenas de famílias afetadas pelos incêndios que ocorreram na Madeira entre 17 e 21 de julho deste ano.

Os donativos podem ser depositados na conta ‘Cáritas ajuda vítimas dos incêndios’, a nível nacional, com o NIB 0007 0000 0010 7639 446 23.

No que respeita à Cáritas Diocesana, as ofertas estão a ser recolhidas através da conta 0038 0001 1626 3713 771 13.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top