D. Manuel Clemente deixou mensagem às populações e famílias
Lisboa, 16 ago 2017 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, expressou hoje as suas condolências às populações e famílias atingidas pela tragédia desta terça-feira na Madeira.
Numa mensagem publicada através da sua conta oficial na rede social 'twitter', D. Manuel Clemente, também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, pede "oração e solidariedade para os que faleceram, os feridos e as famílias" e faz votos de que "Deus e Nossa Senhora do Monte os guardem no Céu e na terra".
Recorde-se que esta terça-feira ao início da tarde, na freguesia do Monte, no Funchal, 13 pessoas morreram e 49 ficaram feridas na sequência da queda de uma árvore de grande porte.
As vítimas em causa aguardavam o início da procissão em honra de Nossa Senhora do Monte, considerada uma das manifestações católicas mais importantes do arquipélago madeirense.
Eram milhares os peregrinos que estavam a participar nas celebrações religiosas, incluindo grupos vindos de países como a Alemanha e a Hungria.
Nesta altura, de acordo com as últimas informações, sete pessoas ainda permaneciam internadas em estado grave, incluindo duas crianças.
A queda da árvore, cuja origem está a ser investigada pelas autoridades, causou a morte a 13 pessoas, entre as quais um bebé de 15 meses.
O plátano que esteve na base desta tragédia, uma árvore de grande porte, tinha mais de um século e já tinha sido sinalizado como podendo ser de risco para a integridade das pessoas.
JCP