Madeira: Bispo do Funchal lembra jovens que partem para Jornada Mundial e anuncia «grande festa» das famílias

D. António Carrilho ressalta importância do «testemunho da vivência feliz do matrimónio cristão»

Monte, Funchal, Madeira, 16 ago 2011 (Ecclesia) – O bispo do Funchal lembrou este domingo os 300 jovens da diocese que partiram para a Jornada Mundial da Juventude, tendo sublinhado que “a Igreja precisa de jovens coerentes com a fé e felizes por serem cristãos”.

A “experiência de fé” e intercâmbio cultural” são fatores “importantes” para o “crescimento na vida cristã pessoal” e para a partilha do testemunho com outros jovens madeirenses, afirmou D. António Carrilho na homilia da missa, enviada à Agência ECCLESIA, ao referir-se à participação no evento que começa hoje em Madrid.

Na celebração evocativa de Nossa Senhora do Monte, padroeira da cidade e da diocese, o prelado anunciou a realização de “uma grande Festa Diocesana das Famílias” para 3 de junho de 2012 e recordou o papel “insubstituível” dos agregados familiares através da “palavra oportuna” e “testemunho da vivência feliz do matrimónio cristão”.

A data, que coincide com a solenidade litúrgica da Santíssima Trindade, marca o encerramento do 7.º Encontro Mundial das Famílias, na cidade italiana de Milão, onde se prevê a presença do Papa Bento XVI.

D. António Carrilho assinalou que a eucaristia deste domingo decorreu dois meses após o início das comemorações dos 500 anos da diocese, cujo ponto alto ocorre em junho de 2014, quando se assinalam cinco séculos da sua criação.

No próximo triénio será feito “um percurso conjunto de renovação pastoral e comunhão eclesial”, no qual se pretende intensificar o “anúncio da Palavra de Deus”, aprofundar o “sentido crente” das tradições madeirenses e “transmitir a fé às novas gerações”

“Foi a fé, como sabemos, que impulsionou e sustentou o processo histórico de desenvolvimento da nossa Região: com a fé se foi tecendo a identidade do nosso povo, que bebe na tradição espiritual cristã grande parte dos seus valores e nela encontra um sentido de esperança, um horizonte aberto à vida e ao mundo”, salientou.

A eucaristia evocativa de Nossa Senhora do Monte, realizada no dia em que os católicos celebram a Assunção da Virgem Maria, contou com a participação de representantes civis e militares da Região Autónoma, entre as quais o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.

A 26.ª Jornada Mundial da Juventude, que se realiza até domingo sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, conta com mais de 400 mil inscritos, incluindo cerca de 12 mil portugueses, sendo aguardados mais de um milhão de peregrinos, números que fazem do encontro o maior evento juvenil católico.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top