D. António Carrilho presidiu à festa de Nossa Senhora do Monte
Funchal, 16 ago 2013 (Ecclesia) – D. António Carrilho, bispo do Funchal, presidiu esta quinta-feira à missa da festa de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Madeira, destacando a importância da fé para quem sofre as consequências “sociais e psicológicas” da crise.
O prelado falava perante milhares de fiéis, afirmando que presente a “crise económica e financeira”, a mensagem do Evangelho “devolve” a alegria da fé
“A fé não pode resolver tudo em termos executivos, práticos e imediatos” mas constitui-se como a “luz que dissipa todas as trevas”, prosseguiu o bispo do Funchal, citado pela edição de hoje do ‘Jornal da Madeira’.
Na celebração, D. António Carrilho reconheceu que fase às “solicitações e propostas” materiais na vida de cada um “não é fácil assumir os valores da fé e a abertura aos valores espirituais e sobrenaturais”, por isso, explicou que é necessário testemunhar o Evangelho, com “entusiasmo e fé”, tal como o Papa Francisco pediu aos jovens na recente Jornada Mundial da Juventude no Brasil.
Por isso, o bispo do Funchal apresentou Maria como modelo de fé: “É um belo exemplo para viver uma fé comprometida e dinâmica no tecido social do nosso tempo”.
Por fim, assinalou que a Igreja “abraça os sofrimentos e preocupações humanas e reconhece em Maria o paradigma singular para uma verdadeira cultura da solidariedade e do encontro”.
JM/CB/OC