«Continuem a dar testemunho de Cristo neste viver o matrimónio cristão como cristãos», afirmou
Funchal, Madeira, 10 abr 2024 (Ecclesia) – O bispo do Funchal agradeceu este domingo, no Centro de Congressos da Madeira, “pelos 60 anos das Equipas de Nossa Senhora” (ENS) na diocese e encorajou a continuarem missão.
“Hoje, damos graças a Deus pelos 60 anos das Equipas de Nossa Senhora nesta nossa diocese. Damos graças por todos quantos elas ajudaram e ajudam. Pedimos, para todos os equipistas e para todos os cristãos, a graça de sabermos viver como ‘nascidos de Deus’, e que cada casal das nossas Equipas possa ser testemunho vivo dessa nova realidade que a ressurreição de Jesus nos permite a todos”, afirmou D. Nuno Brás, na homilia da eucaristia.
A comemoração do 60ºaniversário das ENS incluiu conferências, animação musical, cerimónia de encerramento e celebração eucarística.
“Continuem a dar testemunho de Cristo neste viver o matrimónio cristão como cristãos, neste crescer na espiritualidade conjugal, neste mostrar que uma sociedade não é um conjunto de egoístas que andam a tropeçar uns nos outros, mas sim uma sociedade de família de famílias”, desafiou D. Nuno Brás ainda na sessão de abertura.
O movimento na Madeira é composto por 30 equipas formadas por 129 casais e 25 conselheiros espirituais, estando organizadas em cinco setores: Leste, Funchal A, Funchal B, Câmara de Lobos e Oeste.
O casal responsável da região da Madeira, Maria Carla e Sotero Gomes, assinalou a importância da ENS na sua vida, tendo como objetivo dar a conhecer a experiência das ENS a casais mais jovens que querem construir um projeto de vida a dois com a certeza da presença de Deus no matrimónio.
“O sacramento que receberam é um dom de Deus, e as ENS, com a sua metodologia, pode ajudá-los a tomar consciência que não estão sozinhos na sua vida de casal e na sua Caminhada de fé”, referiram.
A iniciativa contou com a participação do professor universitário César das Neves, também equipista, que abordou o tema “A família na sociedade: realidade e desafios”.
Seguiram-se outras pequenas conferências, onde foram abordadas a vocação e missão da ENS, conduzidas pelo casal responsável nacional, Fátima e António Carioca, e pelo padre Jorge Magalhães.
Terminado o momento musical, da responsabilidade de Vânia Fernandes, realizou-se a cerimónia de encerramento e a eucaristia presidida por D. Nuno Brás.
O bispo do Funchal sublinhou a missão das Equipas de Nossa Senhora que consiste em “ajudar os casais cristãos a viver a partir de Deus como casais cristãos”.
“Porque o sacramento do matrimónio faz com que, sem perder a singularidade de cada cônjuge, nasça uma realidade nova: uma família cristã que, a partir desse momento, define a vida daquele homem e daquela mulher”, destacou.
As Equipas de Nossa Senhora iniciaram a atividade na diocese do Funchal em 1964.
LJ/OC