Funchal, Madeira, 02 jun 2011 (Ecclesia) – A diocese do Funchal divulga hoje o projeto das comemorações dos 500 anos da sua criação, cujas celebrações se iniciam a 12 de junho.
Segundo o gabinete de informação da diocese, o bispo do Funchal, D. António Carrilho, apresenta neste encontro com os jornalistas a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que tem por tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”.
Além do prelado e do diretor do Gabinete de Imprensa da Diocese do Funchal, padre Marcos Gonçalves, vai estar presente na conferência de imprensa o coordenador das comemorações dos 500 anos da criação da diocese, padre Héctor Figueira.
O encontro, que decorre na Cúria Diocesana (Largo Conde Ribeiro Real, 49) a partir das 11h00, inicia-se com a apresentação da mensagem de Bento XVI para o 45.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se assinala este domingo.
Segue-se a divulgação das “linhas gerais do projeto das comemorações” dos 500 anos, incluindo um enquadramento histórico e a apresentação do logótipo e hino das celebrações.
Em detalhe, vai ser explicado o programa da abertura destas comemorações, a 12 de junho, com a presença do núncio apostólico em Lisboa, D. Rino Passigato.
Segundo o Anuário da Igreja Católica em Portugal, a diocese do Funchal foi criada pela Bula “Pro Excellenti”, assinada pelo Papa Leão X a 12 de junho de 1514, transferindo de Tomar toda a jurisdição espiritual para a Ilha da Madeira.
A diocese compreendia não só as ilhas do arquipélago mas também todos os territórios descobertos ou a descobrir pelos portugueses, estendendo a sua jurisdição por todo o território africano ocidental e oriental, Brasil e Ásia.
PR