MAAC: V Acampamento juntou 80 participantes com o tema «Cuidar de mim para cuidar dos outros»

Método «Ver, Julgar e Agir» orientou trabalhos durante cinco dias 

Foto MAAC

Lisboa, 07 ago 2025 (Ecclesia) – «Cuidar de mim para cuidar dos outros» foi o tema que juntou no V acampamento nacional do Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças 80 participantes apostados, a partir do método de revisão de vida, construir “relações saudáveis”.

“O slogan da atividade teve como objetivos refletir sobre as relações que cada um vive, perceber como cristão, como podemos amar o próximo como a nós mesmos, contribuir para a construção de relações saudáveis e felizes e fornecer ferramentas para lidar com relações menos saudáveis”, informa um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O método ‘Ver, Julgar e Agir’ propõe uma abordagem e análise social, procurando o compromisso e a transformação da realidade a partir de valores cristãos.

“Na etapa do ‘ver’, as crianças e adolescentes descobriram a palavra ‘relação’, os sentimentos e emoções relacionados com a mesma, dando um ênfase especial à empatia. Dialogaram sobre as estratégias para lidar com as relações tóxicas ou menos saudáveis, assim como as situações a manter numa relação saudável”, traduz.

A etapa do ‘julgar’ foi marcada pela “interpelação sobre os valores a privilegiar numa relação saudável quer seja na família, na escola ou em outros espaços onde cada um está”.

“Através da parábola da «Ovelha Perdida», Jesus diz-nos que todos somos importantes e que ninguém pode ficar para trás. Todos temos valor e dons que nos tornam tesouros valiosos. Devemos ser humildes, tolerantes e a aceitar o outro apesar das suas fragilidades. Aprendemos a estar atentos ao outro, a ser acolhedores e empáticos”, sublinha o comunicado.

A última etapa, congregou os 80 participantes, a escolher “atitudes e competências a valorizar no dia-a-dia”, construindo “pontes em vez de muros”, a “ir ao encontro dos outros construindo um caminho de união e inclusão e a rejeitar a separação e a exclusão”.

O V acampamento, que terminou esta quarta-feira, juntou crianças, adolescentes, acompanhantes e voluntários, das dioceses de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém, Lisboa e Setúbal, tendo participado também “uma delegação do movimento Júnior de Espanha”.

LS

Partilhar:
Scroll to Top