Luxemburgo, 30 de setembro 2013 (Ecclesia) – A Jornada Nacional dos Catequistas de língua portuguesa do Luxemburgo reuniu 80 pessoas numa “etapa de formação e capacitação dos leigos”, este domingo.
As crianças portuguesas, residentes no Luxemburgo, para além da “instrução religiosa e moral” nas escolas, também são inscritas “voluntariamente” na catequese onde “adquirem um maior conhecimento e, sobretudo, experiência comunitária da vida cristã”, explica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O décimo encontro nacional decorreu sob o tema ‘A Igreja que somos, presente no Luxemburgo’ e reuniu cerca de 80 pessoas, entre jovens e adultos, provenientes de todo o território.
Os catequistas tiveram acesso a três módulos de formação: “Gerard Kieffer sobre a atual realidade eclesial do Luxemburgo; o padre Rui Pedro sobre a vocação e missão do leigo catequista e a irmã Perpétua Coelho sobre a exigência da pastoral de conjunto na igreja local”, desenvolve o comunicado.
A Catequese é uma ação evangelizadora que envolve toda a comunidade – pais, catequistas e crianças – por isso, em várias paróquias a “celebração dos sacramentos tem sido realizada em conjunto numa perspetiva de comunhão e dimensão intercomunitária”.
A celebração da eucaristia marcou o encerramento da Jornada Nacional dos Catequistas de língua portuguesa onde os presentes receberam o “envio missionário para mais um ano de serviço à transmissão da fé”.
O encontro é organizado pela Equipa Pastoral Língua Portuguesa, um grupo “de coordenação e animação” constituído por sacerdotes, religiosas e leigos que “servem as Comunidades dispersas no país”.
CB