Tony Neves
Visitar monumentos, ler livros, ir ao cinema ou a um museu… é sempre um fascínio, porque um ganho cultural enorme! Sim, a história da humanidade compreende-se melhor com a cultura produzida ao longo dos séculos.
Cada tempo e lugar têm as suas expressões de cultura. Esta é a riqueza de um povo. Há património material, mas também muito imaterial. Delicio-me sempre com provérbios e canções, poemas e parábolas, danças e outras expressões corporais.
Portugal tem monumentos megalíticos, rastos dos tempos de Viriato, ruínas celtas e visigóticas, vias, construções e outros sinais da cultura romana. Sendo um dos países mais antigos do mundo, tem nos castelos e fortes uma imagem de marca de um povo que soube defender-se de quantos queriam usurpar a sua independência e direito de propriedade.
Os palácios falam alto de tempos mais recentes, com reis e senhores feudais. Mas o nosso Património Cultural tem uma contribuição enorme da Fé cristã do povo. Há ruínas de Igrejas e capelas de tempos muito antigos, pois o cristianismo entrou no actual território português logo nos primeiros séculos. Depois vieram os conventos e mosteiros. Portugal ganhou muito em cultura com as Ordens Monásticas, desde Cyster aos Franciscanos e Dominicanos. E foi a Igreja quem cultivou mais e melhor as letras. Imprimiu bíblias e missais, ensinou a ler e a escrever. Também cultivou os campos, desenvolveu a fruticultura, ensinou o povo a matar a fome e a sede.
Quando olhamos para os Guias Turísticos, encontramos sempre propostas que têm a ver com a Fé desta gente lusa. Igrejas mais antigas ou mais novas, conventos e mosteiros, santuários nos altos dos montes ou em locais de experiências religiosas fortes e marcantes… A arquitectura cristã continua a dar cartas por esse mundo além.
Entrar num Museu em Portugal, não interessa qual, implica encontrar obras de arte que dizem respeito à Igreja católica. Há muitas pinturas e esculturas inspiradas em textos bíblicos. Há peças de ourivesaria que foram criadas para fins litúrgicos, como custódias, turíbulos, cálices ou patenas. Há talhas douradas de altares de Igrejas antigas. Há paramentos e outras vestes sacerdotais.
O Património Cultural está enriquecido pela arte e beleza dos povos que habitaram a terra, desde sempre. Conhece-lo melhor é compreender mais a dignidade humana e as possibilidades de criar. Visitar lugares onde a Cultura tem mais expressão é uma ousadia de quem quer crescer no conhecimento do passado e presente para rasgar caminhos mais ousados no futuro.