Lisboa, 10 jun 2013 (Ecclesia) – Cabo Verde e a Santa Sé vão assinar hoje uma Concordata, em cerimónia que vai contar com a presença do secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Dominique Mamberti.
A assinatura decorre uma semana depois de o Papa ter recebido o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, numa audiência privada de aproximadamente 15 minutos centrada nas relações bilaterais.
A nota de imprensa publicada no final do encontro adiantou que em cima da mesa estiveram as “boas relações existentes entre a Santa Sé e a República de Cabo Verde”, com particular referência ao acordo relativo ao “estatuto jurídico da Igreja Católica” no país.
Em declarações veiculadas pela Agência Lusa, o bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, sublinhou a importância deste acordo para “o reconhecimento jurídico” da Igreja Católica cabo-verdiana, “das suas instituições e comunidades”.
“Será, sem dúvida, um instrumento muito importante para a Igreja colaborar com o Estado Cabo-verdiano ao serviço do povo e na promoção da dignidade humana”, realçou o prelado.
D. Ildo Fortes destacou ainda que a assinatura desta Concordata, que estava a ser preparada há vários anos, “assenta, antes de mais, numa base de confiança e de cooperação entre as partes” envolvidas.
Para além da Diocese do Mindelo, Cabo Verde tem ainda outra circunscrição eclesiástica, a Diocese de Santiago, que também já reagiu a este acordo, que será oficializado na Cidade da Praia.
JCP