Londres 2012: Festa católica nos Jogos Olímpicos

«Joshua Camp», com participação portuguesa, reúne centenas de jovens para assinalar realização do maior evento desportivo do ano

Lisboa, 01 ago 2012 (Ecclesia) – Um grupo de jovens portugueses chegou hoje a Londres para participar no ‘Joshua Camp’, uma iniciativa da Igreja Católica na Inglaterra que visa assinalar a realização dos Jogos Olímpicos 2012.

A Comunidade Cristo de Betânea, que dinamiza a participação lusa, refere em comunicado enviado à Agência ECCLESIA que vão estar presentes “cerca de quinze jovens, das dioceses de Leiria-Fátima, Braga, Porto e Viana do Castelo”.

O Joshua Camp, em Forrest Gate, nos arredores do Estádio Olímpico, vai congregar “os jovens católicos ingleses e estrangeiros que participarão em ações de acolhimento e evangelização junto dos turistas provenientes de todo o mundo”, acrescenta a nota.

A iniciativa é apresentada pela Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales como uma “mini Jornada Mundial da Juventude” para jovens católicos maiores de 18 anos e vai decorrer até ao próximo dia 13.

Ricardo Ferreira, da Diocese de Leiria-Fátima, integra o grupo que vai para Londres com o objetivo de espalhar a mensagem católica durante os Jogos Olímpicos 2012. 

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o jovem engenheiro mostra-se entusiasmado com a iniciativa, que permitirá conjugar a “primeira experiência de missão” com a “ida a um dos maiores desportivos” a nível internacional. 

Para Ricardo Ferreira, andar pelas ruas de um país desconhecido e falar de Deus a pessoas das mais diversas raças e crenças será sobretudo uma “aventura” e uma boa oportunidade para vencer a “timidez”. 

“Não sei bem ao certo o que vou encontrar, o que vou fazer, algumas pessoas não têm conhecimento de Cristo, outras provavelmente vão virar costas, não vão ligar, mas vai ser um desafio aliciante”, complementa.

O Joshua Camp, que vai reunir cerca de 600 jovens, é uma das iniciativas da Igreja Católica para assinalar o maior evento desportivo do ano e inclui “celebrações litúrgicas, momentos de oração e catequeses diárias” para além de “eventos de teatro, dança e arte em geral, para além do desporto”, adianta a organização.

A Comunidade Cristo de Betânea apresenta a iniciativa como “um tempo de estágio de nova evangelização”.

Os primeiros três dias vão ser de formação e os restantes dez serão de “contacto com o público na área olímpica e também em diversas igrejas no coração de Londres”.

“O Joshua Camp será também uma oportunidade de crescimento na relação com Deus, de aprendizagem da partilha da fé com os outros, bem como uma colaboração ao ressurgimento da fé cristã na Inglaterra”, acrescenta o movimento católico.

Representantes da Comunidade Cristo de Betânea em Portugal tiveram reuniões prévias de preparação na Irlanda, em fevereiro deste ano, e em Londres, no mês de abril.

Os jovens portugueses juntar-se-ão a participantes de diversos países, entre os quais a Holanda, Polónia, Índia, estando também confirmada a participação de jovens de África.

A organização dos Jogos, que se concluem a 12 de agosto, quis reservar espaços inter-religiosos de oração e silêncio para os 16 mil desportistas de mais de 200 países, incluindo Portugal, representado por 76 atletas em 13 modalidades.

Londres vai acolher também a 14ª edição dos Jogos Paralímpicos, entre 29 de agosto e 9 de setembro.

JCP/OC

Partilhar:
Scroll to Top