LOC/MTC: Trabalhadores Cristãos de Braga refletiram sobre evangelização «dignificando o mundo do trabalho»

«Evangelizar o mundo do trabalho, na sociedade e no associativismo é uma luta diária e constante para que os direitos dos trabalhadores sejam cumpridos», afirmam nas conclusões

Foto: LOC/MTC Braga

Braga, 31 mar 2025 (Ecclesia) – A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) da Arquidiocese de Braga realizou um encontro de formação e reflexão, sobre o tema ‘Evangelizar dignificando o mundo do trabalho’, no sábado, dia 29 de março, em Vila Nova de Famalicão.

“Evangelizar o mundo do trabalho, na sociedade e no associativismo é uma luta diária e constante para que os direitos dos trabalhadores sejam cumpridos, os salários não sejam reduzidos, que os horários de trabalho sejam diminuídos e o descanso semanal reconhecido. O testemunho, o exemplo pessoal e coletivo são ferramentas eficazes de evangelizar”, lê-se nas conclusões deste encontro da LOC/MTC de Braga, assinadas pela equipa coordenadora – Firmina Moreira e Albano Cruz – e pelo assistente, o diácono permanente José Maria Costa.

Neste sentido, os trabalhadores cristãos salientam que não se podem esquecer de “ouvir os outros”, de serem mais humildes “e respeitar as opiniões diferentes”, o mundo do trabalho é constituído por pessoas de todas as idades que “dependem ou dependeram de um salário para viver e ajudar a viver: crianças, jovens, pessoas no ativo, reformados e idosos”.

“Evangelizar é dar o seu testemunho através das palavras e de ações nos meios onde cada uma e cada um está inserido, no trabalho, no meio associativo e na sociedade em geral”, acrescenta.

Os membros da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos da Arquidiocese de Braga destacam a importância de “viver a dignidade e lutar por ela”, “ser exemplo da dignidade que vem de Deus, ser íntegros, estar ao serviço do próximo”, ter respeito e empatia junto das pessoas com quem trabalham.

“A dignidade humana é um direito fundamental que deve ser protegido por leis e políticas públicas; todos temos um papel crucial na promoção da igualdade e na luta contra a discriminação. Viver e lutar pela dignidade é um processo contínuo que exige compromisso coragem e determinação, é um caminho que nos leva a construir um mundo mais justo e humano para todos.”

Foto: LOC/MTC Braga

O padre Tiago Freitas, sacerdote da arquidiocese minhota, participou neste encontro da LOC/MTC Braga e salientou que a dignidade do trabalho não passa apenas pelos trabalhadores, mas também pelos empresários.

Segundo os trabalhadores cristãos, este orador, professor auxiliar convidado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), realçou que todos precisam de trabalho e essa é uma forma de contribuírem para o aperfeiçoamento da Obra da Criação.

O padre Tiago Freitas indicou que a missão deve assentar nos “valores do evangelho”, que devem falar mais da responsabilidade social das empresas, para que não esqueçam as suas obrigações, e alertou para a relação entre o trabalhador e o consumidor, para a procedência dos artigos que compram, por causa da exploração da pessoa trabalhadora noutras partes do mundo

Os membros da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos da Arquidiocese de Braga que participaram neste encontro de formação e reflexão explicam que fazer parte deste movimento “ajuda a ligar a vida com o Evangelho de Jesus” e terem frequentado a JOC – Juventude Operária Católica, deu “formação e ajudou a perder o medo de lutar pela justiça, pelo bem comum e a viver em permanente revisão de vida”.

Este encontro diocesano da LOC/MTC de Braga decorreu no contexto do 19.º Congresso Nacional que se realizar nos dias 7 e 8 de junho, em Leiria, com o tema ‘Evangelizar Dignificando o Mundo do Trabalho’.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top