A LOC/MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos de Lisboa realizou a sua Assembleia Diocesana na Paróquia de Santo. Eugénio – Encarnação, Lisboa
Esta Assembleia teve como finalidade discutir e aprovar o seu Plano de Acção para 2009/10, tendo como base, “ Valorizar o Trabalho – Dignificar a Pessoa”, lema aprovado no Congresso Nacional em Setúbal.
Esta Assembleia iniciou-se com uma leitura de alguns pontos descritos na carta pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a Igreja na sociedade democrática.
Para o Plano de Acção foram discutidas e aprovados três prioridades: continuar a ter o trabalho como prioridade porque acreditamos que pelo trabalho é proporcionada a independência económica, a participação activa e social dos homens e mulheres, é também um caminho para erradicar a pobreza; defender e aprofundar o Serviço Nacional de Saúde Público e Universal como garantia para uma melhor qualidade de vida de todos os cidadãos; preparar o XIV Congresso Nacional que se realiza em Aveiro, em a 10 e 11 Junho de 2010.
No espaço dedicado à Formação, dentro do Carisma da LOC a (Doutrina Social das Igreja) foi debatida e reflectida a nova encíclica de Bento XVI «Caritas in Veritate» Caridade e Verdade
Este debate foi orientado por Miguel Ribeiro, missionário do Espírito Santo. Destacamos, de entre outros os seguintes pontos:
“Neste momento difícil que atravessamos, as crises resolvem-se com a participação de todos.
É muito importante a transparência, a responsabilidade e o respeito pela gratuidade”.
“O trabalho deve ser dignificado e estar ao alcance de todas as pessoas”
A encíclica Verdade e Caridade, apela a uma justiça distributiva. É importante modificar o nome de vizinhos para o de irmãos.
“ Nesta sociedade, não interessa qualquer ética mas sim a ética dirigida às pessoas. As pessoas e as organizações devem estar solidárias no sentido de aprofundar a fraternidade e defender os direitos e a dignidade das pessoas.”
“ Esta Encíclica, tal como as anteriores, colocam sempre o homem e a mulher no centro das decisões
“ A centralidade desta encíclica está no desenvolvimento de todas as pessoas e povos”
“ O homem deve estar sempre no centro das decisões e considerado o primeiro capital. O lucro não é o único valor económico que existe. Não é lícito deslocalizar as empresas só com a obtenção do lucro”
Neste momento de reflexão foi apresentado um caso que se relaciona com o previsível encerramento e possível deslocação para França da fábrica de vidro COVINA/SAINT-GOBAIN.
Dentro desta perspectiva e na defesa do trabalho digno para todos, os militantes da LOC-MTC de Lisboa presentes nesta assembleia aprovaram um voto de solidariedade para com a luta desencadeada pelos trabalhadores e seu sindicato na defesa da permanência da sua empresa e por conseguinte dos seus postos de trabalho. Ao mesmo tempo alertar as entidades responsáveis, Administração e Governo para a importância da manutenção da referida fábrica bem como para a alta qualidade do trabalho nela executado.
Delfina Teixeira, Américo Lopes e Pe. Veríssimo Teles