LOC/MTC contesta «salários irrisórios»

Mensagem de Natal do movimento de trabalhadores pede acção contra o aumento da pobreza e a desestruturação das famílias

A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) manifestou-se contra os “salários irrisórios e o desemprego crescente” que considera marcarem a vida do país, levando ao aumento da pobreza e à “desestruturação de tantas famílias”.

Na sua mensagem de Natal para 2010, o movimento católico destaca um conjunto de “situações de trevas”, como as acima referidas e a “precariedade laboral que afecta já gravemente a dignidade de vida de milhares de trabalhadores”.

“Muitos outros são fragilizados pelo medo diante do futuro do seu posto de trabalho”, lamenta a LOC/MTC.

Num momento em que as reformas das leis laborais voltam a fazer parte do debate público, o movimento aponta o dedo a “novos contratos de trabalho cada vez mais precários”, que, do seu ponto de vista, trazem “prejuízos para a saúde e estabilidade familiar”.

Baixas remunerações, exclusão do acesso ao trabalho, sentimentos xenófobos, défices orçamentais e dívida pública são algumas das preocupações elencadas.

A LOC/MTC lembra ainda “tantos jovens, mesmo os mais qualificados, que não encontram também o seu merecido emprego que lhes dê estabilidade financeira para constituir a sua família e projectar o seu futuro”.

Nesse sentido, o movimento católico deixa uma palavra de alento aos que “procuram uma saída para as suas vidas”, marcadas pela “incerteza e pelo medo”.

“É precisamente aí que o Menino Jesus, a nossa luz, quer nascer”, assegura a mensagem enviada à Agência ECCLESIA

A LOC/MTC é um movimento nacional, que tem a sua origem nos primeiros Círculos Católicos de Operários, que se desenvolveram em todo o país a partir de 1912.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top