A Fundação S. João de Deus vai editar um livro intitulado “CRIAMENTEARTE – Arte e Saúde Mental”, que reúne pinturas e textos realizados por pessoas com doença mental. O livro, que será apresentado em Lisboa no próximo dia 22 de Outubro, promove uma campanha de sensibilização para a importância da integração social da pessoa com doença mental.
O livro será apresentado em Lisboa ( Hotel D. Pedro Palace), por Álvaro Lavarinhas, presidente da Fundação S. João de Deus, no próximo dia 22 de Outubro, e terá intervenções de Maria de Belém Roseira, Presidente da Comissão Parlamentar da Saúde, da pintora Emília Nadal e da psicóloga Margarida Cordo, que colaboraram nesta iniciativa.
A edição do livro “CRIAMENTEARTE – Arte e Saúde Mental” visa sensibilizar a opinião pública para a não estigmatização da pessoa com doença mental, mostrando expressões criativas realizadas por utentes que estão ou estiveram internados nos Centros Assistenciais do Instituto S. João de Deus.
“Pretende-se dar assim uma visão positiva sobre a pessoa com doença mental, que contribua para superar alguns preconceitos ainda estabelecidos à validade da sua participação no quotidiano social” – lê-se num comunicado de imprensa.
A Fundação São João de Deus, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), reconhecida pelo Estado Português como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento.
Foi instituída em 2007 pela Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, com o intuito de promover e apoiar projectos de auxílio a pessoas com doença mental e às populações mais carenciadas, especialmente no âmbito da cooperação com os países de expressão portuguesa.
No âmbito da sua missão e dos seus estatutos, a Fundação S. João de Deus, tem vindo a promover campanhas de sensibilização e angariação de fundos, destinadas a dar a conhecer os projectos que apoia, nomeadamente nas áreas da assistência e reabilitação a doentes, promoção e integração social e comunitária.
Nesta área, a Fundação S. João de Deus financiou em 2008 a aquisição de equipamento hospitalar para unidades de internamento e reabilitação em saúde mental nas Casas de Saúde de S. João de Deus (Funchal) e de São Miguel (Ponta Delgada).