Fátima, 06 jul 2021 (Ecclesia) – O Secretariando Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa, publicou o livro ‘A Santa Missa – Comentário espiritual da celebração’ da madre Anna Maria Cànopi, que “ajuda a compreender e a viver bem a Missa”.
“O grande mérito de Madre Cànopi é ter explicado neste pequeno livro, de forma clara, simples e atraente, holística e, eu diria, sinfónica, todos os valores e aspetos da Missa, não se limitando aos grandes temas do sacrifício e do banquete, das duas mesas do Pão e da Palavra, que embora fundamentais, verdadeiramente, não esgotam o imenso significado da Missa”, explica a irmã Maria Augusta Tescari, na apresentação da nova obra.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo SNL, a religiosa do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, na Diocese de Bragança-Miranda, assinala que a madre Anna Maria Cànopi apresentando com “exatidão teológica” as várias partes da Missa da sóbria Liturgia Romana, “não faz um tratado doutrinal”.
“No seu comentário espiritual comunica-nos uma experiência, que é a sua própria experiência, na qual nos convida a entrar, e que ilustra com referências adequadas e contínuas a textos bíblicos, patrísticos e a autores modernos”, acrescenta.
Segundo a irmã Maria Augusta Tescari, a madre Cànopi dá “um exemplo significativo”, não só com o livro ‘A Santa Missa – Comentário espiritual da celebração’ que “ajuda a compreender e a viver bem a Missa, mas com toda a sua vida doada a Deus, às irmãs e à Igreja”.
Anna Maria Canopi (1931-2019) licenciou-se em Letras na Universidade Católica de Milão, depois ingressou na abadia beneditina de Viboldone, em 1973, por ordem do seu padre espiritual, o bispo de Novara, Aldo Del Monte, fundou o mosteiro Mater Ecclesiae na ilha de San Giulio no Lago de Orta (na província de Novara-Piemonte), do qual foi abadessa até 2018.
CB