Fátima, 11 jun 2018 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Liturgia (SNL) informa que já tem disponível o ‘Directório Litúrgico’ para o próximo ano pastoral 2019 e que publicou também o livro ‘Lectio Divina: Adolescentes e Jovens em Adoração’, da Pastoral Juvenil Vocacional de Bragança-Miranda.
O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade (CELE) de Portugal explica que partilham “uma boa prática evangelizadora com os adolescentes e jovens” depois de “provocados pelo dinamismo” que o Papa Francisco incutiu na preparação do próximo Sínodo dos Bispos, sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional.
“A Lectio Divina não é acção especializada dos monges, mas de toda a Igreja, e condição necessária para que a Palavra frutifique em nós”, escreve o também bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, na apresentação da obra.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado Nacional da Liturgia de Portugal informa que o livro tem 36 temas e o esquema apresentado segue o guião essencial: lectio – “o que é que diz o texto bíblico?”, meditatio – “o que é que nos diz o texto bíblico?”, oratio – “que dizemos ao Senhor em resposta à sua Palavra?”, e contemplatio – “qual conversão da mente, do coração e da vida nos pede o Senhor?”.
“Conscientes de que não há pastoral juvenil vocacional sem oração, desde 2011 celebra-se nas noites de segunda-feira da Quaresma a Lectio Divina com os adolescentes e com os jovens. Iniciámos na igreja catedral (…) Depois passámos a outras igrejas das Unidades Pastorais da Diocese, especialmente à igreja do seminário de S. José”, contextualiza D. José Cordeiro sobre a nova publicação ‘Lectio Divina: Adolescentes e Jovens em Adoração’.
Como preparação para o próximo ano litúrgico-pastoral, o SNL realça ainda que já tem disponível o ‘Directório Litúrgico 2019’.
No livro, que também está no sítio online do secretariado, encontram-se informações para a celebração eucarística e o Ofício Divino de Portugal e Cabo Verde.
O ‘Directório Litúrgico 2019’ contém informação completa de âmbito nacional e para cada diocese, congregação ou Instituto Religioso.
CB