Budapeste, Hungria, 11 set 2013 (Ecclesia) – O padre Luís Leal, diretor do Serviço Nacional de Acólitos (SNA), foi eleito vogal da direção do Coetus Internationalis Ministrantium (CIM) na assembleia-geral deste organismo que se realizou em Budapeste, na Hungria.
“É a primeira vez que Portugal, tem um lugar de responsabilidade neste órgão, fruto do trabalho desenvolvido desde 2008”, assinala um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA pelo SNA.
“É um motivo de alegria e de incentivo aos acólitos portugueses para os desafios que o SNA tem pela sua frente”, acrescenta.
Os restantes elementos que constituem o CIM são: o presidente D. Ladislav Nemet, da Sérvia; o vice-presidente é Klara Csiszar da Roménia; Victor Benz, da França é o secretário; como tesoureiro Tanja Konsbruck, do Luxemburgo; e como vogais, o padre. Luís Leal, de Portugal e Alexander Bothe, da Alemanha.
Neste encontro prepararam também a peregrinação internacional de acólitos a Roma, de 2014, uma iniciativa que se realiza de quatro em quatro anos.
O Coetus Internationalis Ministrantium é uma Associação Europeia de Acólitos, com 52 anos, que promove a ligação entre os vários serviços diocesanos e nacionais da pastoral dos acólitos de diferentes países e pretende ser um polo de partilha e contactos.
Para além do padre Luís Leal, o Serviço Nacional de Acólitos português esteve representado pelos sacerdotes Francisco Couto e Arcelio Sousa.
O SNA é um departamento do Secretariado Nacional de Liturgia e destina-se a “promover e apoiar o exercício do ministério dos Acólitos, segundo as orientações da Igreja”, lê-se no primeiro artigo do 1 capítulo dos estatutos deste organismo.
Todos os anos o CIM organiza uma jornada de estudo e a sua assembleia-geral num local diferente, ocorrendo a deste ano entre o dia 2 e 5 de Setembro, em Budapeste, na Hungria.
CB/PR