Cardeal Robert Sarah sublinha força transformadora da Eucaristia
Fátima, Santarém, 25 jul 2016 (Ecclesia) – O prefeito da Congregação para o Culto Divino (Santa Sé) enviou uma mensagem aos participantes no encontro nacional de pastoral litúrgica que decorre a partir de hoje em Fátima, sublinhando a força transformadora da Eucaristia
“A Eucaristia tem, pois, uma força transformante, da qual é testemunho a vida dos primeiros cristãos, e que continua a ser hoje, a grande força de caridade que pode transformar o mundo distante de alguns dos nossos irmãos”, escreve o responsável do Vaticano.
O Secretariado Nacional da Liturgia promove entre hoje e sexta-feira, no Santuário de Fátima, um encontro nacional com o tema “Liturgia: cume e fonte da misericórdia”.
“A escolha de Cristo, que convida a anunciar o Evangelho da justiça, da misericórdia e da paz com a nossa vida, faz-nos voltar sempre à Eucaristia, e desta se reparte com renovada e infinita esperança”, assinala o prefeito da Congregação para o Culto Divino.
O cardeal Sarah convida os participantes a aprofundar a sua reflexão sobre a importância do “ ano litúrgico, a celebração da penitência, a peregrinação, a unção dos enfermos, os sacramentais e as indulgências”.
Esta é a primeira vez que a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos se une, a este Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, na sua 42ª edição, “certa da sua importância e significado na vida litúrgica de Portugal”.
O responsável da Santa Sé fala num “um empenho sério” da Conferência Episcopal Portuguesa para “ajudar o povo de Deus a prestar culto ao Deus vivo e de misericórdia”.
“Como prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, sinto-me honrado por estar presente hoje aqui, através do nosso oficial, padre José Ribeiro, e agradeço do fundo do coração o amável convite, desejando que este 42.° Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica seja ocasião propícia para acalentar os corações daqueles que seguem Jesus Cristo”, conclui a mensagem do cardeal Robert Sarah.
Inserido no Ano Jubilar da Misericórdia, que a Igreja Católica está a viver em todo o mundo, o encontro nacional sobre Liturgia, em Fátima, vai contar com vários especialistas do setor.
OC