No encontro nacional da pastoral litúrgica a partir de hoje em Fátima.
Fátima, Santarém, 28 jul 2014 (Ecclesia) – O Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica, que inicia hoje em Fátima, vai centrar as suas reflexões e celebrações sobre os santos e a santidade na vida Igreja.
Esta iniciativa, que se prolonga até ao dia 1 de agosto, promovida pelo Secretariado Nacional da Liturgia, tem como tema «Creio na Comunhão dos Santos: Culto dos Santos na Igreja» e serve também para assinalar a publicação da versão portuguesa do «Martirológio Romano», o “livro litúrgico que contém a descrição dos santos para cada dia”, disse à Agência ECCLESIA o padre Pedro Ferreira, director do Secretariado Nacional da Liturgia.
“As grandes festas populares são em honra dos santos e, no contexto da religiosidade, popular a temática dos santos é muito importante”, acrescentou este sacerdote.
O encontro vai “privilegiar as celebrações” e cada um dos dias “é dedicado a um santo”, uma forma de “prestar um contributo ao estudo e à celebração dos santos na vida da Igreja”, sublinhou o padre Pedro Ferreira.
As celebrações do encontro, incluindo os cânticos, “são festas à maneira de festa”, frisou.
Um encontro “vasto e muito alargado”, que vai desde o estudo da santidade em si às “suas diferentes manifestações, na liturgia, na arte, na religiosidade popular”, revelou o diretor do Secretariado Nacional da Liturgia.
O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, que preside à Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, os padres Carlos Aquino (diocese do Algarve), José Lima (diocese de Viana do Castelo) e António Boto Oliveira (Patriarcado de Lisboa) vão ser os conferencistas do XL encontro da pastoral litúrgica.
LFS