Liturgia/Portugal: Secretariado Nacional publicou seis folhetos de orações

Secretariado Nacional de Liturgia

Fátima, 05 nov 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), publicou seis folhetos de orações, dedicados “à participação e vivência da fé”, num formato “prático, resistente e fácil de usar”.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o SNL explica as seis novas publicações, para a “participação e vivência da fé”, começam com o desdobrável ‘Vamos à Missa’, seguindo-se ‘Adoremos o Santíssimo’, com “orações, invocações e cânticos eucarísticos”, e ‘Devoções’ (3).

Esta coleção continua com mais três subsídios: ‘Temos Mãe’ (4), que apresenta “textos de orações marianas e cânticos tradicionais para a oração pessoal, familiar e comunitária”, ‘Celebrar o Perdão’ (5), e ‘Eu Creio, Senhor’ (6) reúne orações “para ajudar os fiéis a rezar e textos da doutrina cristã”.

‘Vamos à Missa’, o primeiro número, apresenta, “de forma clara e prática”, os ritos da Missa, ajudando cada fiel a participar mais plenamente na celebração eucarística, o Secretariado Nacional de Liturgia indica que reúne os textos “das principais respostas da assembleia na celebração da Eucaristia”

O SNL indica que as “orações e devoções tradicionais”, que “ajudam cada fiel a viver mais profundamente a comunhão com Cristo” e a cultivar uma vida de oração constante, no quotidiano e na celebração da fé, estão em ‘Devoções’, o terceiro folheto desta série.

No quinto subsídio, ‘Celebrar o Perdão’, encontram-se orações, textos bíblicos e orientações litúrgicas que “ajudam cada fiel a celebrar o sacramento da Reconciliação com espírito sincero e coração arrependido”, e orienta cada pessoa a preparar-se para “o encontro com a misericórdia de Deus, conduzindo-o a redescobrir a alegria do perdão e a renovação da vida em Cristo”.

Segundo o Secretariado Nacional de Liturgia esta série de seis folhetos de ‘orações’ é “ideal” para paróquias, catequese, peregrinações, grupos de oração, encontros, celebrações penitenciais, e encontros marianos, etc, e estas pagelas podem ser consultadas na sua página na internet.

O secretariado da Igreja Católica em Portugal, da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da CEP, explica que os desdobráveis foram publicados “num formato prático, resistente e fácil de usar”, com três dobras (35x16cm) e oito páginas.

CB

Partilhar:
Scroll to Top