Liturgia/Portugal: Secretariado nacional divulgou novos livros das «alfaias da JMJ Lisboa» ao «itinerário sobre a Missa»

Os quatro novas publicações  podem ser consultados na página online deste organismo da Conferência Episcopal Portuguesa

Fátima, 12 out 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia, da Igreja Católica em Portugal, divulgou quatro novos livros, neste mês de novembro de 2025, de diversos temas, todos relacionados entre si, das ‘Alfaias litúrgicas JMJ Lisboa 2023’ ao ‘Itinerário mistagógico sobre a Missa’.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) explica que o livro ‘Alfaias litúrgicas JMJ Lisboa 2023 | Arquitetura e Artes para a Liturgia: que lugares?’ é uma “celebração artística e espiritual” da edição internacional da JMJ realizada na capital portuguesa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

“Quando olho para as belas fotografias que dão corpo a este livro, recordo tantas famílias que cuidadosamente preparam a mesa de suas casas, para uma refeição de festa. Escolhem a toalha, o serviço que vão usar, as eventuais flores com que alegram a mesa. Assim acontece com a Mesa do Senhor. Cada altar que se prepara para celebrar a Eucaristia, é cuidado com o mesmo esmero. A toalha, as alfaias litúrgicas, as velas que iluminam o mistério da Eucaristia”, escreve D. Américo Aguiar, no prefácio da nova publicação.

O bispo de Setúbal, que foi o coordenador geral do Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 explica que desejavam “beleza e simplicidade, impacto e discrição”, e considera que conseguiram com as alfaias litúrgicas criadas pelo mestre Avelino Leite e executadas por Domingos Guedes.

“As linhas puras dos cálices, a forma conseguida na píxide e a beleza do ostensório estão visíveis aos olhos de todos os que podemos agora recordar todo o caminho artístico que foi percorrido até chegarmos às peças finais” – D. Américo Aguiar.

O SNL explica ainda que o livro ‘Alfaias litúrgicas JMJ Lisboa 2023’ reúne, em desenho e imagem, “o processo de criação das alfaias litúrgicas” das celebrações eucarísticas deste encontro mundial com o Papa Francisco; “esta edição é um tributo à arte sacra portuguesa e à comunhão universal da Igreja reunida em torno da Eucaristia”.

O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anuncia também uma nova coleção de títulos relacionados com os temas da ‘arquitetura e artes para a liturgia’, os ‘Cadernos Kalós’, e este primeiro número reúne artigos surgidos no âmbito da I Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia, realizada em 2024.

Arquitetura e Artes para a Liturgia: que lugares?’, é o título do primeiro livro, e segundo o SNL, “outros ensaios ou coletâneas de textos seguir-se-ão na mesma esteira”, nesta coleção que se propõe “acolher uma variedade de textos com intuito formativo, e uma linha editorial que tem como finalidade “fazer resplandecer o mistério pascal do bom e belo Pastor”.

‘Santo Agostinho: Sermões III – Atos dos Apóstolos e Cartas [Sermões 148 – 183]’ é uma nova publicação deste mês de novembro 2025, a tradução é do padre José António Gonçalves e a introdução e notas de frei Isidro Lamelas, sacerdote da franciscano.

“Nos sermões publicados neste terceiro volume o Bispo de Hipona alimenta a sua pregação sobretudo de trechos das Cartas paulinas, das Cartas Pastorais e de alguns passos dos Actos dos Apóstolos; pregados ao povo em contexto litúrgico, o Pastor de Hipona vai expondo a sua doutrina e teologia ao sabor das leituras de que parte sempre: ‘foi lida a leitura’”, lê-se na descrição do novo livro, enviada à Agência ECCLESIA.

O secretariado da Igreja Católica em Portugal, da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da CEP, ao apresentar este novo volume lembra “a memória do Pe. José António Gonçalves (1965-2023)” – “sem ele este projeto da tradução e edição dos Sermões agostinianos não teria sido possível” –, e afirma a vontade de “continuar a levar por diante este projeto”.

O Papa Leão XIV recomendou “inserir percursos bíblicos e litúrgicos” nos itinerários de formação das comunidades paroquiais, na abertura do novo Ano Pastoral da Diocese de Roma, no dia 19 de setembro, e o SNL publicou agora o livro ‘Itinerário mistagógico sobre a Missa’.

“É um autêntico itinerário mistagógico para compreender a participação na Eucaristia e vivê-la como a forma mais elevada de encontro com o Senhor; um guia que educa a celebrar o Domingo como fonte de fé e de vida cristã; os conteúdos formativos apresentados nestas páginas derivam todos de uma preocupação pela arte de presidir e pela participação ativa”, escreve o cardeal Baldassare Reina, vigário do Papa para a Diocese de Roma, na apresentação.

Os quatro novos livros do Secretariado Nacional de Liturgia podem ser consultados na página na internet deste organismo da Conferência Episcopal Portuguesa.

CB

Partilhar:
Scroll to Top