Liturgia: Papa assina mensagem desde o Gemelli, pedindo que se evitem «pompas ou protagonismos inúteis»

Francisco saúda responsáveis das celebrações litúrgicas episcopais

Foto: Lusa/EPA

Roma, 28 fev 2025 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem desde o Hospital Gemelli aos participantes no curso para os responsáveis das celebrações litúrgicas episcopais, que se encerra hoje no Ateneu Pontifício Santo Anselmo.

“Esta dimensão toca a vida do Povo de Deus e revela-lhe a sua verdadeira natureza espiritual. Por isso, o responsável pelas celebrações litúrgicas não é apenas um professor de teologia; não é um rubricista, que aplica as normas; não é um sacristão, que prepara o que é necessário para a celebração. É um mestre colocado ao serviço da oração da comunidade”, escreve Francisco, num texto com data de 26 de fevereiro.

O Papa destaca que cada diocese olha para o bispo e para a catedral como “modelos celebrativos a imitar”.

Exorto-vos, portanto, a propor e a favorecer um estilo litúrgico que exprima o seguimento de Jesus, evitando pompas ou protagonismos inúteis. Convido-vos a exercer o vosso ministério com discrição, sem vos vangloriardes dos resultados do vosso serviço”.

O Papa pede atenção às necessidades dos fiéis, convidando a encontrar as modalidades para “favorecer a sua participação na ação litúrgica”.

“Desejo que cada um de vós tenha sempre no coração o povo de Deus, que acompanhais no culto com sabedoria e amor. E não vos esqueçais de rezar por mim”, conclui Francisco.

OC

Vaticano: Papa pede fim das «polémicas», em novo documento sobre a Liturgia

Partilhar:
Scroll to Top