«A Igreja peregrina em Portugal e nos países de Língua Portuguesa muito lhe reconhece», afirmou D. José Cordeiro
Fátima, 29 ago 2021 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia homenageou hoje o padre António Cartageno, compositor de música litúrgica, com a publicação da obra ‘Bendizei o Senhor’, onde se reúne uma “coletânea de cânticos” do sacerdote.
“A Igreja peregrina em Portugal e nos países de Língua Portuguesa muito lhe reconhece”, afirmou D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade, na apresentação da Obra.
D. José Cordeiro disse durante a sessão, que decorreu na Domus Carmeli, em Fátima, que Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, o Secretariado Nacional de Liturgia e o Serviço Nacional de Música Sacra estão “profundamente gratos” ao padre António Cartageno.
O livro ‘Bendizei o Senhor’ é uma coletânea de cânticos do padre António Cartageno, maestro e presidente, durante 10 anos, do Serviço de Música Sacra do Secretariado Nacional de Liturgia.
“Da minha produção musical para a liturgia há muita coisa que nunca foi publicada e vê agora a luz do dia. Um grande número de cânticos do livro – alguns escritos num passado recente – são agora publicados, no todo ou em parte, pela primeira vez”, explica o sacerdote na nova publicação.
O padre António Cartageno salienta que esta coleção também tem alguns cânticos que se adaptam “ao gosto juvenil” e destaca ‘Santo V’, ‘Quero cantar o vosso nome’, ‘Como o Pai Me enviou’ ou ‘Maria levantou-se’, no âmbito da preparação das Jornadas Mundiais da Juventude 2023, sobre o tema proposto pelo Papa Francisco para o encontro que se vai realizar em Lisboa.
A nova obra, com mais de 300 cânticos a vozes, com acompanhamento de órgão, está dividia por três secções: Ordinário da Missa, próprio da Missa nos vários tempos Litúrgicos, Santoral e outros, e em louvor da Virgem Santa Maria.
A apresentação da obra ‘Bendizei o Senhor’ e a homenagem ao padre António Cartageno decorreu no penúltimo dia do VI Curso Nacional de Música Litúrgica, que está no seu 3º e último ano e a formar organistas litúrgicos, diretores de coro ou da assembleia, salmistas e cantores.
CB/PR